• GM Rhaekyrion

Viva um Romance Nos Livros de Larissa Molina

Nascida em Piracicaba, São Paulo e residente no interior do Estado, em Rio das Pedras, Larissa Molina Vieira, ou apenas Larissa Molina, é uma jornalista e escritora que acredita no amor.


Conheci essa profissional incrível quando ainda galgava meus primeiros passos na vida profissional de um Criador de Mundos. Queria saber como chegar lá, como ter meu livro publicado.


Então, como gosto de dizer, Larissa se tornou minha mentora sem nem saber disso. Não tinha noção de que seus conselhos virariam conversas e força motriz para Mar dos Lamentos existir em formato físico e digital.


Mas não foi sobre nosso encontro que vim falar, hoje o blog é todo dessa romancista de primeira, que vem nos ensinar o que significa ter coragem.


A Brincadeira que Virou uma Carreira


Viva um Romance Nos Livros de Larissa Molina (Foto do Arquivo Pessoal da autora Larissa Molina)

O despertar de um escritor é uma bagunça e para Larissa as coisas aconteceram aos doze anos, em uma brincadeira de criar histórias de amor.


Então, junto a uma amiga, decidiu personagens, enredo e começou a dar voz ao seu lado escritora.


“Ainda era época do disquete, combinamos que ficaríamos com o arquivo uma semana cada uma para que pudéssemos desenvolver a trama. No fim das contas, ela desistiu sem conseguir escrever uma palavra, e eu convidei outra amiga para continuar a história comigo.”, disse a autora.


Mal sabia Larissa que àquela ideia tão inocente se transformaria no seu mais recente livro publicado. Como Pétalas Ao Vento precisou de 16 anos para amadurecer, nascendo do trabalho conjunto de Larissa e sua amiga Vivian Limongi, que assumiu essa parceria ainda na adolescência, dando continuidade a tal brincadeira.


Como acontece com a maioria de nós escritores, Larissa não parou mais. Entretanto, os percalços da vida acabam distanciando os verdadeiros sonhos de nossa visão e assim a autora seguiu sua carreira profissional em jornalismo, topando também assumir os negócios da família.


A Coragem de Ouvir o Coração Escritor


Viva um Romance Nos Livros de Larissa Molina (Foto do Arquivo Pessoal da autora Larissa Molina)

Faz dois anos que Larissa Molina assina autógrafos, mas quem a conhece pensa que passou a vida seguindo carreira como escritora.


Quando pergunto sobre o maior desafio dessa jornada, a autora ressalta o quanto precisou se conhecer, passar por provações danosas, para que pudesse ouvir seu coração.


Anos dedicados ao jornalismo e mais alguns trabalhando na loja tradicional de tecido de sua família para enfim perceber que eram os livros o seu caminho.


Digo que coragem a resume, porque Larissa “trocou” sua vida “estável” para viver seu sonho de ser escritora.


As profissões voltadas para a cultura costumam ser desvalorizadas quanto força de esforço e trabalho, pois são erroneamente classificadas como hobby. Se soubessem o quanto gastamos em estudo e aperfeiçoamento e o trabalho que dá, talvez mudassem de opinião.


Boa parte dos transtornos da vida de um escritor se dá pela desvalorização do sua profissão. Como seria se um engenheiro realmente bom recebesse uma tapinha nas costas e ouvisse: “certo, você faz projeto, mas no que você trabalha?”.


Existem diversas barreiras sociais a serem rompidas nessa jornada de viver na literatura e uma delas é desconstruir a estruturação social do emprego. Existem diversas formas de exercer o trabalho e não é porque me divirto e sou feliz fazendo o que gosto, que não é sacrificante.


Larissa Molina vem para inspirar nesse sentido. Ela crê que hoje em dia se tornou ainda mais viável viver de escrever e que o mercado digital e a publicação independente surgiram para ajudar.


Mercado Digital como Aliado do Escritor


Viva um Romance Nos Livros de Larissa Molina (Foto do Arquivo Pessoal da autora Larissa Molina)

Não mais precisamos do aval de uma grande editora, lidamos diretamente com o publico leitor, com quem deseja ler nossa obra de fato. A tecnologia sempre tem seu lado positivo e democratizar a cultura, o acesso a ela, nos torna um país melhor.


Larissa confirma acreditar que a carreira de escritor é rentável no Brasil e diz:


“Essa é uma mudança positiva que vivemos recentemente no país por conta da Amazon e o crescimento do mercado de livros digital.”


É o que podemos ver nas últimas notícias sobre literatura. Na pandemia o hábito de leitura aumento cerca de 50% e as compras de livros digitais alcançaram picos impressionantes.


Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), em matéria publicada no dia 17 de novembro de 2020, houve um crescimento de 25% no volume dos livros e 22% nos valores, quando comparados ao mesmo período em 2019.


O presidente do SNEL acredita que esse aumento veio da soma do aumento de leitura durante a pandemia e a reação positiva promovida pelo abaixo assinado da hashtag Defenda o Livro.


Ou seja, houve um aumento de interesse e divulgação em defesa da literatura em solo nacional e isso refletiu diretamente nas vendas. Foram 3,62 milhões de títulos vendidos, faturando 136,86 milhões de reais.


É um cenário promissor para os escritores, que podem ver sua vida profissional crescer de verdade.


Muito Amor Envolvido Nos Livros


Viva um Romance Nos Livros de Larissa Molina (Foto do Arquivo Pessoal da autora Larissa Molina)

Atualmente, a autora Larissa Molina conta com dois livros publicados em formato físico.


O primeiro deles é A Intocável, que conta a história de Aimon Gonzalez, um empresário viúvo que perdeu sua esposa em um acidente de carro, e Alicia Maltez, a nova estilista de sua empresa, uma mulher ousada, que decide salvá-lo do luto prolongado.


O segundo é Como Pétalas Ao Vento, que teve seu lançamento inicial em formato digital, pela Amazon e agora você pode tê-lo nos braços em formato físico.


Esse feito foi uma campanha de uma leitora da autora, que ergueu a hashtag #QueremosPétalasFísico.


Exemplificando diretamente o quanto leitores e autores estão conectados, Como Pétalas Ao Vento ganhou forma e folhas através do pedido direto de corações apaixonados pela escrita de Larissa.


Já são mais de 7 mil leituras no Wattpad e a história é um romance de época, ocorrido em 1689, onde uma princesa francesa e um plebeu revolucionário se unem para lutar por liberdade de escolha, mas o caminho não será fácil e surge um triangulo amoroso?


Você só saberá a resposta ao acessar o Blog da Larissa Molina e adquirir seu exemplar.


Escritor Influencer Digital


Viva um Romance Nos Livros de Larissa Molina (Foto do Arquivo Pessoal da autora Larissa Molina)

Falando em redes sociais, Larissa é dona de um Instagram Literário com mais de 4 mil seguidores e mantém um canal no YouTube para escritores iniciantes, recheados de dicas para quem está começando nessa vida de criar mundos.


Também tem um perfil no Wattpad, onde Como Pétalas Ao Vendo é um sucesso de leitura e alguns contos na Amazon em formato digital.


Só que as novidades não param por aí! Larissa embarcou na vida das sagas e atualmente trabalha na produção da trilogia da “A Trapezista”. Um enredo que abordará o despertar do primeiro amor e as escolhas feitas pelo coração, bem como as consequências das mesmas.


Além disso, é Ghost-Writer, sendo idealizadora do Assessoria Ghost-Writer, que possui o objetivo de auxiliar pessoas em realizar seus sonhos literários. Acesse aqui para conhecer mais sobre esse trabalho incrível.


Para se despedir, essa escritora incrível afirma não querer mudar o passado, se pudesse voltar no tempo, apenas desejaria nunca ter parado de escrever e para quem anda duelando entre a razão e o coração, ela deixa uma mensagem:


“Costumo dizer que só é impossível para quem não tenta, por isso, desafie-se a si mesmo, desafie aquilo que lhe entregam como verdade. Um dia ouvi que recordes são só quebrados porque o cérebro entende que, se alguém fez, também somos capazes de fazer. Mas a verdade é: bateu o primeiro recorde aquele que acreditou em si mesmo primeiro. Então, acredite, tenha fé, e bata seus próprios recordes, vencendo-se a si mesmo todos os dias!”


Deixarei você nas mãos do booktrailer de Como Pétalas Ao Vento.


Beijos de Fogo.




Redes Sociais de Larissa Molina


  1. Blog Larissa Molina

  2. Instagram

  3. Wattpag

  4. YouTube

  5. Empresa Assessoria Literária



Inspiraram-se nessa história? Conta para mim o que te impede de seguir carreira no mundo da escrita e o que mais te motiva a escrever.


Não se esquece de se inscrever no blog para receber os conteúdos incríveis planejados para a semana.


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa