• GM Rhaekyrion

Vida de Escritor: Como Adaptar os Textos para as Redes Sociais?

Querido Jarbas, a tecnologia parece caminhar na contramão da literatura, preferindo passar o mais longe possível, mas a verdade não é totalmente essa. O escritor moderno precisa aprender a usar as renovações tecnológicas a seu favor, principalmente para se divulgar.


No mundo das redes sociais, quem ama textos acaba se frustrando, pois tudo é tão visual, exigindo estímulos altos em imagens e vídeos, que podem dificultara a vida de quem usa a escrita como escolha de carreira.


O meio mais usado por escritores são os blogs, como esse aqui, mas a vida acontece no Instagram, Facebook e semelhantes. Então, como adaptar textos extensos para essas mídias e ainda ter um bom estímulo visual?


Essa foi uma das etapas mais árduas da minha carreira e vou te contar como a venci.


O Instagram Como Ferramenta e Divulgação para Escritores


livro, escritor, marketing digital
Vida de Escritor: Como Adaptar os Textos para as Redes Sociais? (Foto: Omkar Patyane no Pexels)

A primeira regra de uma rede social como o Instagram é a rapidez. Textos curtos, de preferência em uma única frase, dentro de uma imagem chamativa, que fosse estimular a curiosidade para ler a legenda.


Comecei seguindo esse conselho depois de participar de uma sequência de lives com Rafael Magalhães, do perfil Precisa Escrever. Uma das bandeiras que esse escritor mais defende é a sua independência, para tal é preciso construir uma audiência.


Excluindo a linguagem técnica do marketing, ele me inspirou a expor meu trabalho no Instagram, a usá-lo como meio de divulgação, que depois poderia me render futuros leitores e esses comprarem meus livros.


Há um tempo vinham estudando marketing digital, mas nunca colocava as estratégias na prática e quando rompi as amarras e coloquei a mão na massa, percebi ser mais uma questão de costume.


Qual parte foi mais difícil? Achar um estilo. Sendo uma escritora de alta fantasia, foi muito difícil escolher um estilo para me representar sem ter perfis para me inspirar. Então, descobri que precisava ser a primeira e, como tudo na vida, só achei a minha tendência testando.


Livros e Contos No Feed Do Instagram


livro, escritor, marketing digital, redes sociais
Vida de Escritor: Como Adaptar os Textos para as Redes Sociais? (Foto: Instagram @gabirhaekyrion)


Antes de pensar em como colocar meus textos em imagens atraentes, fui buscar uma imagem que condissesse com a minha personalidade.


Usei o aplicativo Spark Post, indicação do meu irmãoe eu super recomendo, para criar as imagens. Para chegar ao clima perfeito, coloquei na cabeça os elementos capazes de arremeter a Era Medieval, ao RPG e a Fantasia.


Então, juntando a escrita com esse ar RPGista, escolhi o pergaminho. Queria o fundo da imagem como um pergaminho e achei uma maravilhosa no aplicativo. Depois escolhi uma letra deitada, feito as escritas por penas tinteiros. Finalizei colocando a logo que ganhei de um amigo e o pseudônimo de escritora.


E os textos? Precisei encurtá-los em, no máximo, uma página de word, separando parágrafos curtos e que tivessem uma mensagem mais curta a passar.


Fiz diversos testes nesse sentido, coloquei na legenda, também usei apenas frases de efeito, sem legenda. Até que conheci o Fábio Hingst, que me deu a grande dica de colocar o texto em imagens carrossel.


O perfil dele é incrível e a dica me ajudou demais a levar uma boa experiência de leitura para meus leitores. Agradeço muito a ele por essa força e faço questão de pedir para que confiram o perfil, vale muito a pena.


As Redes Sociais Fizeram a Diferença na Minha Carreira de Escritor?


livro, escritor, marketing digital
Vida de Escritor: Como Adaptar os Textos para as Redes Sociais? (Foto: Pexels)

Posso dizer que sim! Consegui, pela primeira vez, chegar em um público conquistado pelos meus textos, longe da amizade e família, que quiserem me conhecer depois de lerem meu trabalho.


Não sou o perfil mais famoso ou com maior quantidade de seguidores, mas fico grata e feliz por essas conquistas, que para mim foram grandiosas.


Sai da aversão ao Instagram, para apoiá-lo na vida de quem quer ser escritor. Se usado da maneira correta, com seu objetivo bem claro e a força das técnicas a seu favor, dá muito certo e trás muitos frutos.


Obviamente, não foi apenas criar a arte, colocar o texto e postar. Estudei bastante marketing digital e continuo estudando. Sucesso não cai do céu e busco arduamente o meu.


Conselhos para escritores iniciantes? Apostem nas redes sociais, se inspirem em perfis que acha interessante, estude por conta própria, ou, se possui condições, pague cursos bons. Mas também coloque em prática, não adianta só saber, é preciso executar.


Esquece os comparativos, os números e a ansiedade. Apostar no mercado online demanda tempo, são investimentos a longo prazo e tem espaço para todos. Afinal, ninguém lê um livro só.


Até a próxima, Jarbas!


Fiquei curiosa, você acredita que as redes sociais são um meio bom para divulgação de escritores? Comenta aqui embaixo e vamos debater.


Não esqueça de se inscrever! Esse mês está recheado de novidades, essa semana promete muito conteúdo incrível.


Beijos de Fogo.

Gostaria de saber como lidar com essas barreiras emocionais, procrastinação e autossabotagem? Clica aqui e assista ao vídeo.


Se você é um escritor iniciante e não sabe por onde começar, vem conferir as Dicas de Escrita da Dragão Tennar.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa