• GM Rhaekyrion

Um Escritor de Sucesso Sempre é um Bom Empresário

Querido Jarbas, demorei para voltar não foi? Pode cessar o pranto, pois voltei e trouxe o quesito crucial para a vida e carreira de um Escritor de Sucesso: ser um bom Empresário.


Por que preciso misturar duas profissões tão distintas? Já ouviu falar da multidisciplinaridade? Pois é. A modernidade chegou derrubando o tradicionalismo no trabalho e passou a exigir que as pessoas possuam mais habilidades dentro de uma mesma profissão.


A sacada é que para obter muito lucro é preciso entender como funciona o Mercado Editorial e aprender a encarar seu livro tão sonhado e amado como um produto. Pode espernear o quanto quiser, sua obra é um produto e, sendo assim, possui um preço e um valor.


Escritores de Sucesso São Empresários


livro, escritor e empreender
Um Escritor de Sucesso Sempre é um Bom Empresário (Foto: academiaassai)

Apesar de nos sentirmos artistas – e somos –, com a alma recheada de criatividade e paixão pelo que fazemos, precisamos esquecer o lado emocional e dar voz ao lado racional, que será o responsável pelo salário do mês.


Passei boa parte da minha vida sonhando em ser aquelas escritoras que só precisa se preocupar em escrever minhas obras, enquanto a editora se encarregaria do restante. Já devem imaginar o quanto me iludi e quebrei a cara ao começar a enviar originais e participar de concursos literários.


Quando comecei a estudar profundamente o Mercado Editorial, comecei a achar os contratos de editoras injustos. Obter apenas 10% dos lucros é absurdo, na minha opinião. Acredito que o esforço de criar uma obra bem feita, escrever e reescrever, editar e estudar tanto, não valem apenas 10% da venda.


Então, a semente da publicação independente nasceu em mim. Estudei o preço dos profissionais envolvidos na publicação de um livro, que incluem:

  1. Revisão Ortográfica

  2. Revisão Crítica

  3. Diagramação

  4. Capitas e/ou ilustrador (a)

  5. Gráfica de Impressão (caso deseja publicação física)

Esses são os profissionais básicos para que seu livro físico nasça. Porém, há outro fator a ser incluído nessa lista, o tal do marketing. Sem publicidade, você não vende e para conquistar clientes – seus leitores – é preciso de divulgação direcionada e isso custa tempo e dinheiro.


Um Livro Funciona Como uma Microempresa e Precisa de Investimento


livro, escritor e empreender
Um Escritor de Sucesso Sempre é um Bom Empresário (Foto: Revistapegn)

Entenda o seguinte: as editoras (tradicionais ou não) estão buscando matéria-prima (livros) para gerar lucro. Então, escolher você não é apenas uma questão de que sua obra é boa, mas que também sabem que é rentável.


Quando entendi isso, deixando o floreio dos sonhos de lado, comecei a abrir minha mente para estratégias que podem me levar a ganhar um bom dinheiro sendo escritora. Entretanto, aquela vida de me sentar na varanda de uma casa chique e “só escrever” meus romances precisava morrer.


À medida que levava ‘não’ e ouvia desestímulos, mais me aprofundava nos estudos do Mercado Editorial, com mais afinco atrelava minhas relações com o mundo digital e a venda se livros se estreitavam.


Queria entender o funcionamento por trás de uma editora e a partir do momento que coloquei meu pseudônimo como empesa, comigo na posição de empresária, as coisas passaram a andar com menos “se der certo” e mais com “vai dar certo sim”.


Esse mesmo blog é uma pequena empresa e vocês são meus clientes, que estão consumindo o conteúdo que apresento a vocês.


Sonhe com os Pés no Chão: Seu Livro é sua Fonte de Renda


livro, escritor e empreender
Um Escritor de Sucesso Sempre é um Bom Empresário (Foto: lincemarketingdigital)

Quero que saibam que existem muitas maneiras e estratégias para transformar sua habilidade de escrita em uma renda bem robusta. A venda de seus livros é só uma parcela do seu trabalho, antes de chegar lá é preciso firmar uma presença no mercado.


Ah Gabi, vou virar uma daquelas coachings de venda agora? Não! O mais divertido de se trabalhar com entretenimento (livros, filmes, games e etc) é que você pode fugir dos padrões de dialeto de vendas.


A primeira coisa que tive em mente foi que precisava dar um jeito de juntar a produção de conteúdo literário com um faturamento mais robusto que a venda de livros em si. Como já trabalhava na redação de um site, quis continuar nesse padrão de produção de conteúdo digital.


A maior ferramenta da modernidade é o uso do mundo online e foi assim que pensei nesse blog e algumas ramificações para um futuro próximo. A famosa frase, “ganhar dinheiro pela internet”, é viável e bem possível.


Porém, as coisas não são tão rápidas quanto esses anúncios da vida dizem. É um projeto a longo prazo e que demanda muita dedicação.


Para montar meu blog e ter um peso no mercado digital precisei fazer um estudo que incluía saber:

  1. Qual o objetivo do meu site?

  2. Quais palavras-chaves são mais lucrativas no meu ramo?

  3. Qual será minha rotina de produção?

  4. Quanto estou disposto (a) a investir?

Essas são as perguntas básicas, necessárias para o surgimento de qualquer empresa, seja ela online ou física. Obviamente estava estudando empreendedorismo e usei o fruto dos meus estudos para encontrar uma estratégia que se adequasse aos meus objetivos.


Informação Liberta e é a Chave do Sucesso


livro, escritor e empreender
Um Escritor de Sucesso Sempre é um Bom Empresário (Foto: Pinterest - Autor Desconhecido)

É muito difícil filtrar os estudos em marketing e empreendedorismo para o mercado literário, entretanto, existe um lado positivo muito gostoso: não há concorrência. Diferente das demais profissões, nós não temos concorrência, porque ninguém lê um livro só.


Portanto, não tema em pedir ajuda a quem está forte no mercado e se você é essa influência, seja paciente com quem está começando. O maior objetivo desse blog é tentar ajudar os escritores iniciantes que não sabem por onde começar.


Foi libertador quando tive consciência do meu valor, do funcionamento do mercado literário e de como poderia alcançar o sucesso que procuro, sem depender de grandes editoras.


Se ainda não sabe direito como se posicionar ou o que fazer, comece respondendo essas três perguntas:

  1. Qual o meu objetivo na carreira de escritor?

  2. O que minhas obras têm para acrescentar no mundo?

  3. Aonde quero chegar como escritor?

Esclarecer seus objetivos e sonhos é o começo da jornada. Todas as pessoas bem sucedidas sabiam exatamente onde desejavam chegar.


Espero ter ajudado!


Beijos de Fogo.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa