• GM Rhaekyrion

Tui T Sutherland: Dragões são os Protagonistas dos Livros

Atualizado: 24 de Set de 2020

Dona de uma escrita simples e profunda, Tui T Sutherland é a autora por trás da saga de fantasia Asas de Fogo e mais tantas outras coletâneas de mesmo tom, que prendem os leitores desde a primeira linha.


Nascida em Caracas, Venezuela, Tui T Sutherland viveu em diversos países ao longo de sua vida. Já esteve na Nova Zelândia, Paraguai, Flórida e mais uma penca de lugares por onde passou e adquiriu experiências incríveis.


Seu nome veio de um pássaro da Nova Zelândia, o qual sua mãe usou para batizá-la e durante as andanças, se mudou para a Flória e depois República Dominicana, só para seguir a Nova Jersey, onde cursou o ensino médio. Morou em Nova York, depois Boston e aquietou em o coração em Massachusetts, onde vive até hoje com sua família.


Desde cedo o mundo artístico a conquistou, levando seus passos para a faculdade de teatro, a Williams College, em 1998, onde se formou. Entretanto, a carreira dos palcos não era suficiente e suas ideias passaram a literatura, pela qual foi e é apaixonada. Daí por diante não parou mais.


Tui T Sutherland sai dos palcos de madeira para as folhas de livros


livro, escritor, inspiração
Tui T Sutherland: Dragões são os Protagonistas dos Livros (Foto: Pinterest)

Não há muita biografia e entrevistas sobre a escritora Tui T Sutherland, mas sabemos que ela ingressou no mundo da literatura de ficção fantástica desde a década de 90, pois descobriu ser mais lucrativa. Entretanto, seu amor pelos livros a mantiveram produzindo obras incríveis.


Começou a publicar nos anos 2000, colecionando várias sagas de histórias fantásticas infanto-juvenis. Sua literatura é coberta por uma magia encantadora, mas não se iluda com as capas bonitas e a linguagem simples. Dentro do enredo macio, Tui explora cenários de guerra e sangue. Talvez seja essa naturalidade que conquista.


Os protagonistas são animais e precisam salvar o mundo com magia


livro, escritor, inspiração
Tui T Sutherland: Dragões são os Protagonistas dos Livros (Foto: Fanart - autor desconhecido)

Existe certo estigma sobre os livros para o público infanto-juvenil. Como se o fato de possuir uma faixa etária mais baixa, as histórias fossem menos importantes ou dignas de leitura de um público adulto. Sendo muito sincera, Tui é quase um paradidático de quem escreve fantasia e para quem ainda não descobriu qual ramo da leitura deseja.


Ela aborda representatividade e críticas sociais com a leveza de uma aventura empolgante. A sua coleção mais querida e que estou acompanhando, é a saga Asas De Fogo, onde seus protagonistas são dragões e precisam lutar para parar uma guerra em seu mundo, que é matriarcal. Governado apenas por rainhas.


Essa tendência em conter personagens animais se estende para a saga de Gatos Guerreiros, onde os protagonistas são gatos poderosos, que também estão envolvidos em uma grande aventura. Nas demais criações, quando humanos são a capa, estão envoltos por dons animalescos e uma relação íntima com a natureza.


Na minha opinião, seu estilo suave, de leitura fácil e enredo marcante, são os ingredientes perfeitos para uma paixão imediata. Tui T Sutherland não perde tempo e mesmo com livros mais curtos, cada capítulo é uma revelação avassaladora.


Espero que tenham gostado!


Beijos de Fogo.

12 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo