• GM Rhaekyrion

Resenha Do Livro: Eragon e a Magia dos Cavaleiros de Dragões

Eragon é um livro infanto-juvenil, lançado pela editora Alfred A. Knopf – Rocco no Brasil –, mas que começou como uma publicação independente de Christopher Paolini, seu escritor.


Foram dois longos anos de autopromoção, até ser descoberto por uma editora e assim que ganhou o selo editorial, Eragon realmente alçou voo.


Conquistando prêmios de livro mais vendido para crianças no New York Times, em 2003, chamou a atenção dos produtores cinematográficos, ganhando um longa-metragem em 2006.


Fantasia de uma publicação independente nas telas do cinema? É possível. Por isso Eragon é o primeiro livro do começo do último mês do ano.


Trago esperança aos novos escritores com a história de um menino que vivia em uma fazenda, ralando por dia e noite, que achou um ovo de dragão.


Livro Chiclete de Alta Fantasia


resenha do livro, resenha, livro, escritor, eragon
Resenha Do Livro: Eragon e a Magia dos Cavaleiros de Dragões (Foto: GMRhaekyrion)

Eragon é o primeiro livro da tetralogia Ciclo da Herança e foi a apresentação oficial da alta fantasia em minha vida.


Sendo o segundo livro que li na vida, a história do rapaz que acha um ovo de dragão simplesmente me fez refém.


Quem acompanha o Diário do Escritor sabe como entrei no mundo da escrita e Eragon tem grande parcela de culpa nisso.


Tinha 13 anos quando o li e confesso que é um dos livros mais incríveis para um adolescente.


Sempre fui uma amante da aventura, assistia animes para viver esses enredos fantásticos. Ao ser apresentada à um livro com essa temática, descobri o verdadeiro prazer da leitura


E Eragon é realmente um chiclete, não existe tédio, simplesmente estimula nossa ansiedade ao máximo, sendo dono dos nossos pensamentos até o encerrar a última página.


A Literatura Juvenil é Apenas o Começo


resenha, resenha do livro, livro, escritor, eragon
Resenha Do Livro: Eragon e a Magia dos Cavaleiros de Dragões (Foto: GMRhaekyrion)

Obras infanto-juvenis e juvenis recebem uma chuva de críticas, consideradas infantis demais, clichês e uma série de xingamentos. Se a maioria entendesse a importância desses livros, nunca os desvalorizariam.


São enredos de linguagem simples, contendo aventuras mirabolantes, com uma aproximação de personagem alta, perfeita para pescar as mentes mais jovens e, ouso dizer, as mais velhas que mantém sua criança interior viva.


Pré-adolescente e adolescentes possuem uma necessidade alta de estímulo visual, consequência da tecnologia, tornando extremamente difícil competir com os celulares, computadores e consoles.


Principalmente pelo fato de, no Brasil, a literatura nacional ser apresentada quase exclusivamente pelos clássicos, tais quais Senhora.


Imagina para uma mente jovem entender a linguagem rebuscada de um clássico nacional? Pois é! Eles fogem, como também fugi na minha adolescência. Acreditava que a literatura nacional era péssima por essa razão.


Então, busquei refúgio nos estrangeiros, conhecendo Eragon e depois dele só queria ler livros semelhantes, que fossem capazes de me mergulhar nessa aventura.


Entretanto, conheci livros nacionais com o mesmo estilo, Ordem Vermlha: Filhos da Degradação é um deles.


É preciso entender que o amadurecimento da leitura vem com o tempo, não dá para forçar as etapas. Acredito firmemente que a literatura juvenil tem crucial papel na formação de novos leitores.


Universo Crível e Combate Marcante


resenha do livro, resenha, livro, escritor, eragon
Resenha Do Livro: Eragon e a Magia dos Cavaleiros de Dragões (Foto: GMRhaekyrion)

Se fosse destacar uma característica primordial desse livro seria as cenas de combate.


Eragon possui um universo crível e fácil de se acostumar, sua construção de enredo sobre uma jornada de viagens, com uma perseguição perigosa de inimigos poderosos, leva o leitor a retornar ao mapa a cada cidade ou vila nova.


A descrição é impecável, na medida certa, permitindo ao leitor imaginar os detalhes omitidos, mas sem perder o toque único do autor.


Temos representatividade nos personagens, várias raças, reinos distintos e de uma riqueza de detalhes incrível e combates épicos.


Esse livro nos insere na luta através da visão de Eragon, o protagonista. Vemos sua evolução a cada capítulo, com destaque especial para os combates.


Duelos e batalhas altamente bem construídos. Carrego uma bagagem eterna desse livro em minha escrita de duelos. Confesso que até hoje é o livro mais bem escrito nesse quesito que já li.


Realmente nos sentimos com espada e escudo na mão, batalhando por nossas vidas. Sentimos o desespero de um iniciante e a admiração ao assistir guerreiros mais experientes.


Indico demais Eragon para quem anda com dificuldade de escrever cenas de batalhas.


Dragões Inteligíveis e Magia Complexa


Impossível não incluir nessa resenha a presença marcante dos dragões. Com uma abordagem de cavaleiro de dragão, onde a vida do dragão está diretamente ligada a vida do cavaleiro, o livro nos mantém em estado constante de alerta.


Saphira é uma das personagens mais incríveis em uma história fantástica. Não só por ser uma dragão, mas por ser uma mente feminina a conviver em amizade com o protagonista masculino.


Nossa querida dragão rouba a cena, quer seja por sua personalidade forte, ou por seus trocadilhos engraçados.


Além disso, a magia vem dos dragões, eles são os verdadeiros destaque dessa obra, que aborda desde a biologia sugeria, até a forma como pensam e o jeito de treinar para ser um cavaleiro de dragão.


Quem não queria ter um dragão como melhor amigo? Banguela e Soluço que o diga!


Então, para ficar com um gostinho a mais, deixo o trailer do filme baseado no primeiro livro. Mas aconselho que leia antes de assistir, pois esse é um dos casos onde o audiovisual conseguiu desfazer a autenticidade do livro.

Espero que tenham gostado.


Beijos de Fogo.



Gostou da Resenha? Saiba mais detalhes sobre o livro Eragon clicando aqui.


Se já leu esse exemplar, conta para nós a sua opinião e qual foi a cena mais marcante da trama.


Quer continuar recebendo conteúdos de qualidade, cheios de surpresas? Então se increva no site para não perder as novidades semanais do GMRhaekyrion.


Já conheceu meu livro? Ainda não? Então acesse esse link e venha descobrir qual o preço da vingança.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo