• GM Rhaekyrion

Resenha: Contos Avassaladores com o Livro Seres Mágicos e Histórias Sombrias

Neil Gaiman e Al Sarrantonio se uniram para escrever e editar contos sombrios, fantásticos, fictícios e dramáticos, dispostos em um único livro.


Seres Mágicos e Histórias Sombrias te carregará para mundos diferentes, sem precisar saltar entre livros.


Medo? Talvez desperte algum, mas acima de tudo você ficará fascinado (a), dominado (a) e completamente apaixonado (a) pelas personalidades dessas histórias.


A Capa do Livro Pescou Meu Coração: Capricho Darkside


Resenha: Contos Avassaladores com o Livro Seres Mágicos e Histórias Sombrias (Foto: GMRhaekyrion)

Confesso que não sou uma adepta de livros de contos, prefiro romances extensos, de preferência sagas enormes, onde possa me envolver nas histórias até o tutano.


Entretanto, a editora Darkside consegue a proeza de apaixonar seus eleitores com capaz maravilhosas, dispensando qualquer sinopse.


Então, abracei esse bebê literário pela aparência, pois nem o título tem na capa, e o carreguei para o conforto do meu lar, sem saber exatamente o que esperar dele.

Obviamente me surpreendi, primeiro pela quantidade de contos, segundo, por Neil Gaiman ter depositado seus dedos talentosos sobre essas folhas.


Começando por uma nota do autor cheia de significado, que me tocou intimamente a alma, principalmente por crer que a vida é mais divertida quando nos permitimos viver realidades diferentes, já considero esse livro um dos melhores.


Senti-me próxima a Gaiman depois de ler essa nota, por saber que uma pessoa como ele, tão renomada, partilha os mesmo anseios que nós, escritores iniciantes.


Contos Fantásticos e Sombrios Com uma Pitada de Drama


Resenha: Contos Avassaladores com o Livro Seres Mágicos e Histórias Sombrias (Foto: GMRhaekyrion)

Seria difícil listar os contos desse livro nessa resenha, relatando cada um, essa matéria seria se transformaria em outro livro.


Também é um pouco complicado exaltar um único assunto, pois as histórias pairam em momentos diversos, com objetivos variantes demais.


Posso dizer que vai desde a ficção científica espacial mais comum, até histórias de suspense extremamente tensas, com sustos de tirar o fôlego.


É um dos poucos volumes de contos que realmente gostei bastante, principalmente pela variedade de histórias e autores, que somam mais de 15.


Ressignificação do Clichê muito Bem Representada


Resenha: Contos Avassaladores com o Livro Seres Mágicos e Histórias Sombrias (Foto: GMRhaekyrion)

Agora, vamos falar do conteúdo de fato. Temos um livro de contos com uma proposta sombria. Tirando toda a beleza da edição, vamos aos detalhes sórdidos: há clichê até demais.


Percorrendo típicos fantasmas, super-heróis não tão heroicos assim, psicopatas tradicionais e até vampiros, dançamos entre os “clássicos” uma valsa diferente.


Obviamente, tiveram histórias bem paradas, que não conseguiram me conquistar, mas a grande maioria é muito bem escrita e ressignifica o clichê de alguns gêneros literários.


Quero destacar alguns contos em especial:


Juvenal Nyx – Walter Mosley


Usando o vampirismo em suas linhas, esse autor coloca um tipo diferente de criatura sombria. Não há nada parecido com esse vampiro, muito menos com as demais feras presentes na história.


É esse tipo de enredo, usando clichês ressignificados, que conseguem manter a tradição viva, envolvendo os corações dos amantes do estilo ao conhecer uma nova forma de enxergar o mesmo assunto.


Pesos e Medidas – Judi Picoult


A perda pode tornar as pessoas sombrias, ruins, amargas, desacreditadas. A morte nem sempre é encarada como deve ser: uma fase da vida.


E quanto menos aceitamos a ausência de quem amamos, principalmente quando envolve culpa, mais trevas trazemos para nós.


Só que os personagens dessa história também precisarão lidar com um evento paranormal e não falo de fantasmas.


O Diário de Samantha – Dianna Wynne Jones


Esse é totalmente diferente de tudo que já li. Levando nossas mentes para um cenário futurísticos, acompanhamos a vida extravagante da protagonista, que começa a receber aves de presente de um admirador secreto.


Mas as aves chegam todos os dias, tornando sua casa tecnológica e cheia de luxo, um verdadeiro zoológico.


O suspense é a alma desse conto, junto a uma personagem cativante, muito empoderada e fácil de se apaixonar. Foi o meu conto favorito.


Uma Vida em Ficção – Kat Howard


Quem me conhece e leu esse conto sabe a razão de ter gostado tanto. Seguindo uma personagem que era a musa dos livros de um escritor famoso, vemos a jovem perder-se em si mesma, por se ver muito mais nas figuras da ficção do que na realidade.


Fico me perguntando se alguma vez algum leitor meu se sentiu do mesmo jeito que essa mulher inspiradora e, ao encerrar esse enredo, torci para não acabar sendo tal qual esse homem.


Espero que tenham gostado!


Beijos de Fogo.



Gostou da Resenha? Saiba mais detalhes sobre o livro Seres Mágicas e Histórias Sombrias clicando aqui.


Se já leu esse exemplar, conta para nós a sua opinião e quais contos mais te cativaram e os que menos gostou.


Quer continuar recebendo conteúdos de qualidade, cheios de surpresas? Então se increva no site para não perder as novidades semanais do GMRhaekyrion.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa