• GM Rhaekyrion

Resenha: Aprendendo Escrita Criativa com Schopenhauer em A Arte de Escrever

Arthur Schopenhauer foi um filósofo alemão do século XIX, dono de uma personalidade forte e um desejo abundante pela origem e significado das palavras.


O Mundo Como Vontade e Representação foi o livro que marcou a sua carreira, contendo uma mistura do idealismo transcendental e metafísica, áreas do conhecimento muito atrativas para esse homem.


Já sentimos que o escritor foi marcante e trouxe ideias revolucionárias para seu tempo, então segura bem esse coração para entender o que significa a A Arte de Escrever.


Resenha: Aprendendo Escrita Criativa com Schopenhauer em A Arte de Escrever (Foto: GMRhaekyrion)

Um Livro Rico em Críticas Sociais


Publicado pela L&PM Pocket, A Arte de Escrever é um dos primeiros livros a surgir quando se busca por escrita criativa do google.


Aprender técnicas também é buscar por obras que falem sobre elas. A maioria dos escritores acaba caindo no mal do imediatismo, acreditando que só podem aprender se matriculados em um curso.


Entretanto, as aulas sempre serão uma fração de um conhecimento, é um resumo cheio de impressões pessoais a cerca de um assunto.


Sendo assim, cansada de ver valores exorbitantes para ouvir a história de vida de alguém, decidi gastar meu dinheiro em livros que me ensinassem escrita criativa de fato.


Schopenhauer foi incrível, tenho de admitir. São 168 páginas de vrau. Cada frase é um baque diferente.


Valorização do Pensamento Próprio


Já parou para pensar o quanto dedicamos nosso tempo em estudos? Desde cedo entramos na escola para aprender, mas o que de fato carregamos para o resto da vida?


Dentre as inúmeras falhas do estilo de ensino do nosso país, temos a estranha mania de aprender por causa da prova.


Passamos anos estudando diversos conteúdos sem saber a razão prática, real, de sabermos aquelas informações todas. E esse é o pior defeito no nosso estilo de ensino.


Schopenhauer ressalta essa máxima, que o conhecimento precisa ser entendido e conter instrução, pois a informação por si só não se sustenta.


“Em geral, estudantes e estudiosos de todos os tipos e de qualquer idade têm em mira apenas a informação, não a instrução. Sua honra é baseada no fato de terem informações sobre tudo, sobre todas as pedras, ou plantas, ou batalhas, ou experiências, sobre o resumo e o conjunto de todos os livros. Não ocorre a eles que a informação é um mero meio para a instrução, tendo pouco ou nenhum valor por si mesma, no entanto é essa maneira de pensar que caracteriza uma cabeça filosófica.”, diz Schopenhauer.


Quanto conteúdo você realmente decora e quanto aprende? Temos de exercitar o pensamento crítico e interpretar o que consumimos como informação.


Entenda a Origem das Palavras


Com um cuidado quase paranoico em explicar a origem das palavras e o quanto os eruditos pecavam em suprimi-las em sua “modernização”, o escritor destila seu desconforto para com os "práticos" da escrita.


O domínio da língua nem sempre é necessário para saber se comunicar, mas quando se escolhe trabalhar com escrita, se faz necessário entender, pelo menos, o significado das palavras usadas.


Cheio de um humor ácido e nenhum pudor quanto a quem odeia, Schopenhauer critica seus colegas com dedo rijo apontado.


Todo e qualquer exemplo ruim recai sobre Hegel, uma rixa bem quente a respeito de como se procede com a escrita. É engraçado ler suas alfinetadas, fico pensando se o alvo delas chegou a lê-las.


Pensando no maior ensinamento dessa obra, creio que se dê ao fato de que escrever é ouvir os próprios pensamentos e se você se dedica A Arte de Escrever apenas por dinheiro, não sabe de verdade o que significa suas linhas.


Fiquei bastante reflexiva a respeito desse detalhe, visto que tiro meu sustento da minha escrita e é isso que quero fazer para sempre.


No caso, estava em uma fase bem perdida da minha vida, Uma Escritora Perdida em Ser Influencer, então acabei sendo atingida por essa ressalva de precisar ouvir minha inspiração, colocá-la como prioridade e realmente escrever.


Se for classificar, dou nota máxima para esse livro e o indico a todos que desejam assumir a carreira de escritor.


Beijos de Fogo.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa