• GM Rhaekyrion

Quantos Livros um Escritor Termina Por Ano?

Querido Jarbas, venho falar sobre outro assunto bem delicado da profissão de escritor: produção de livros por demanda.


O sistema capitalista visa o lucro e esse depende da produtividade, do volume de trabalho, gerando a maior quantidade possível de produtos.


Entretanto, o nascimento de obras literárias não funciona no ritmo do sistema monetário atual. E entender esse fato trará sanidade mental para a carreira.


Um Escritor Não Deve Produzir Livros em Larga Escala


livros, escritor, criatividade
Quantos Livros um Escritor Termina Por Ano? (Foto de Oladimeji Ajegbile no Pexels)

Colocando em termos econômicos, um livro é um produto de estoque limitado. Quando comecei a estudar sobre escrita criativa, o curso que acompanhava falava sobre escrever um livro por ano, no mínimo.


Caso desejasse ter sucesso, deveria escrever ao menos dois por anos. No começo me empolguei, porque estava fascinada com o novo aprendizado e a mergulhar de cabeça no mundo da escrita.


Porém, percebi que lutar contra o relógio para produzir livros era uma briga falida, a qual acabe derrotada.


Escrever fantasia já torna as coisas muito mais difíceis, precisamos de tempo para construir os mundos, acertar o enredo, ver os furos e, claro, escrever.


Um dos primeiros grandes baques da profissão foi perceber que não conseguiria fazer histórias incríveis com a pressão de produtividade me dominando.


O Estresse Atrapalha a Criatividade e Prejudica a Essência dos Livros


livro, escritor, criatividade
Quantos Livros um Escritor Termina Por Ano? (Foto: Anna Shvets no Pexels)

Analisando o relato de diversos escritores nacionais e internacionais, percebi que os livros de sucesso, os tais best-sellers, eram aqueles cujo autor se dedicava intensamente, sem se preocupar com a data de publicação.


A pressão para entregar um livro por ano, visando aumentar os lucros mensais, torna as histórias genéricas. O mesmo acontece quando autores exploram um assunto só por estar em alta.


Quem se lembra da era dos anjos? E a dos vampiros? E os deuses gregos? Pois é! Como a moda, existem tendências literárias e se você está trabalhando em uma história só para “entrar na roda”, vai tender ao fracasso.


Falando sobre o tópico principal do título, o estresse, podemos relacioná-lo diretamente as pressões que esses dois assuntos causam. Cobrar-se à terminar um livro por ano ou criar história por “moda” aumentará seus níveis de estresse.


Fiz uma live relacionando saúde mental e criatividade – pode acessar clicando aqui – e falei justamente sobre esses tópicos.


Pressão Psicológica é Inversamente Proporcional a Criatividade


livro, escritor, criatividade
Quantos Livros um Escritor Termina Por Ano? (Foto: Pexels)

Criar depende de estarmos bem conosco e com o ambiente onde escrevemos. Cobranças tóxicas prejudicam a imaginação, falo com propriedade pois terminei dois livros esse ano e não recomendo tal ato (se quiser saber sobre minhas obras clique aqui).


O que me levou a encarar esse desafio foram os concursos literários e não gostei da experiência, pois não me sentia me dedicando verdadeiramente a nenhum dos dois, principalmente por serem de mundos diferentes.


Foi uma experiência desafiante, mas prefiro ter um projeto literário por vez. Assim poderei me entregar melhor a cada história, sem me importar com datas impossíveis e pressões tóxicas.


Por essa razão hoje coloco metas cabíveis, com tarefas menores e ao longo dos meses, para que tenha tempo de me dedicar as outras atividades e não deixe meus projetos de lado.


Agora quero saber de vocês, escritores, quantos livros já produziram ao longo da carreira? Toparia produzir dois livros por ano?


Vou me despedir aqui!


Beijos de Fogo.



Quer continuar recebendo as novidades incríveis do Diário do Escritor? Então se inscreva no blog e não perca os assuntos incríveis planejamentos para essa semana.

Compartilha com os amigos e família! Vamos ajudar nossos escritores a iniciar sua carreira sem pressões deletérias!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa