• GM Rhaekyrion

Qual o Lazer de um Escritor Moderno?

Meu Querido Jarbas, já se perguntou qual tipo de lazer um escritor moderno usufrui? Será que a leitura se tornou uma distração ou é parte do trabalho?


Talvez a maioria acredite que um escritor usa da leitura como ferramenta de trabalho, sendo apenas um meio de aperfeiçoar a escrita, ou ler é algo que repudia nas horas vagas, já que o faz tanto no seu dia a dia.


Claro, a vida de um criador de mundos envolve bastante leitura, mas esse não é o único lazer disponível.


Vida de Escritor: A Importância de Relaxar a Mente


livro, escritor, lazer
Qual o Lazer de um Escritor Moderno? (Foto de Oziel Gómez no Pexels)

Trabalhar com a criatividade e produção de conteúdo exige muito da sanidade mental. Viver em constante elaboração de material novo leva a exaustão.


Não importa o tipo de trabalho, todos podem causar estresse deletério, portanto, possuir momento de alívio diário ajuda a manter a sua saúde mental em dia.


Sendo escritora, revisora crítica e produtora de conteúdo para blog, às vezes não consigo achar tempo no meu dia para ler por diversão. Por isso a leitura continua sendo um momento de alívio, mesmo ajudando muito no aprendizado.


Porém, existem momento que a última coisa que desejo fazer é ler, principalmente por sentir a vista cansada. Então, costumo apostar em outras formas de distração.


O vídeo game costuma ser uma das opções que mais procuro, mas também passeio com meus gatos pelo sítio, ou só fico me balançando na rede vendo o jardim.


Agora, acima de qualquer coisa, amo assistir anime, série, filme. Tento sempre reservar um tempinho para assistir um pouco antes de dormir, pois sempre me acalma, alimenta a inspiração e tira das tensões acumuladas ao longo do dia.


É muito importante existir um horário de relaxamento diário, ajuda na produtividade e a manter a saúde mental. Não é bom ir dormir exausto, nem trabalhar até não aguentar mais.


Separar a Diversão do Aprendizado


Quem viver a profissão de escritor em tempo integral já deve ter se deparado com acabar levando um momento de diversão como estudo.


Não que estudar precise ser ruim, obviamente que não, mas é necessário saber se desligar de tudo que envolve a sua carreira, para desviar sua mente alguns instantes.

O que acabou acontecendo comigo depois dos estudos de escrita criativa foi que acabava buscando as técnicas em todos os livros que lia e todos os filmes que assistia.


Não existia o se divertir por se divertir, buscava incansavelmente os padrões da dramaturgia em todo entretenimento consumido, acabando por engolir certos gostos ao classificá-los como ruins.


Então, ao longo do tempo fui aprendendo a suprimir o lado técnico e deixar o lado expectadora falar mais alto.


Tudo é uma questão de equilíbrio. Aprendi a ponderar esses momentos em minha mente e assim consigo aproveitar melhor o tempo de descanso.


Claro, meu trabalho é divertido e amo o que faço, justamente por essa razão acabo excedendo um pouco, exaurindo a mente, só percebendo quando estou realmente muito cansada.


Por essa razão sempre achei válido falar sobre a importância de se desligar da sua rotina por alguns instantes e fazer algo que seja puramente para se distrair.


Incluir Lazer na Rotina Melhora a Criatividade


livro, escritor, lazer
Qual o Lazer de um Escritor Moderno? (Foto de Leonie Fahjen no Pexels)

Venho mencionando como relaxar faz bem para a saúde mental e o faço porque a maioria dos brasileiros, sejam eles escritores ou não, sofrem com estresse deletério.


No meu Trabalho de Conclusão de Curso estudei justamente o problema no estresse e saúde mental no meio acadêmico. Durante a pesquisa vi dados alarmantes a respeito do estresse prejudicial, não é a toa que é chamado de mal do século.


Atualmente, segundo a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), o Brasil é o segundo país do mundo com maiores níveis de estresse em sua população. E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre com o estresse.


É um dado alarmante e por essa razão abordo constantemente esse tema, para que as pessoas se conscientizem mais, se conheçam melhor e saibam lidar com o estresse de maneira saudável, nunca aceitando viver em situações, ambientes e com pessoas prejudiciais.


Então, reservar um tempo para si diariamente ajuda a combater esse mal tão disseminado na nossa sociedade.


Além disso, períodos de relaxamento ajudam a manter a criatividade em dia. Quanto menor for sua carga de estresse, maior será seu poder criativo.


Espero ter ajudado!


Beijos de Fogo.



Agora é a sua vez! Qual lazer você busca no seu tempo livre? Comenta aqui embaixo o que mais gosta de fazer se consegue tirar um tempo para si diariamente.


Não esqueça de compartilhar com os amigos. Vamos levar informação para mais escritores iniciantes.


E se ler a sua diversão, vem conferir as indicações de leitura aqui do Blog cliclando nesse link.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo