• GM Rhaekyrion

Qual a Mídia Ideal Para um Escritor se Divulgar?

Querido Jarbas, voltei à suas preciosas linhas para relembrar um ditado muito importante: a propaganda é a alma do negócio. Traduzindo para o mundo da escrita: a divulgação é o maior desafio para um escritor.


Já falei sobre Marketing Digital e sobre Mercado Editorial, ambos são o maior mistério e temor dos escritores modernos, se você ainda não conferiu, basta clicar aqui. Mas se você já leu, deve saber que a questão da tal divulgação gera dias de dor de cabeça.


Atualmente, as redes sociais são a ferramenta mais poderosa para quem quer ser autônomo e independente. Entender os princípios básico do marketing faz toda a diferença no sucesso do seu negócio.


Escrever livros é um negócio? Basicamente, sim. Editoras tradicionais e as não tradicionais buscam escritores que tenham um bom posicionamento nas suas redes sociais, que já tenham seus leitores conquistados, para então apostarem na publicação desses novos livros.


Mas qual rede social é a melhor?


O Portifólio dos Escritores é sua Rede Social


livro, escritores, redes sociais, divulgação
Qual a Mídia Ideal Para um Escritor se Divulgar? (Foto: Pexels)

Pensando do ponto de vista de um leitor, a descoberta de novos livros acontece pelas redes sociais. Geralmente busco sobre escritores nacionais de fantasia, que tenham seu perfil de Instagram bem apresentado.


Ou seja, o perfil da rede social se torna uma espécie de portifólio. Seja para novos leitores, quanto para possíveis parcerias editoriais, ou de outras empresas.


Depois de assistir as palestras do Rafael Magalhães, dono do perfil do Instagram Precisava Escrever, mudei meu jeito de pensar quanto às redes sociais.


Nunca gostei de depender de redes sociais, sempre achei tóxico e cansativo, mas se quisesse realmente ganhar espaço na fantasia nacional, conhecer pessoas novas e crescer na carreira de forma independente, precisava usar meu Instagram como ferramenta.


A Melhor Rede Social para Escritores


livro, escritor, divulgação, redes sociais
Qual a Mídia Ideal Para um Escritor se Divulgar? (Foto: Lisa Fotios no Pexels)

A verdade é que não existe a melhor. Todas as redes sociais são desafios para escritores. As tradicionais, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, não foram feitas para textos extensos. O foco delas é visual.


Então, como transformar textos em imagens atrativas? Essa foi a primeira pergunta que fiz e a mais difícil de responder. Sendo uma escritora de fantasia precisava encontrar um estilo extremamente chamativo, como pede o gênero e nunca fui boa com designer.


Como queria atrelar o universo fantástico com a escrita, busquei elementos que arremetessem ambos os assuntos e pensei nos pergaminhos. Além disso, usei dragões para a logo, por ser a minha marca registrada.


Foi assim que nasceu o padrão que hoje uso no Instagram. Mas ele é o certo para se apostar na divulgação?


Sendo muito sincera, a melhor rede social é àquela a qual você se identifica. Usei o Instagram por já ter uma conta com alguns seguidores e por ser uma das mais acessadas.


A maioria dos influencers aconselham a usar todas, mas me resumi ao Insta e Facebook, pois as páginas do face facilitam a aposta em anúncios pagos.


Entretanto, se preferir o Twitter ou o Skoob ou o Watpad, mergulhe fundo. O conselho que dou é estudar marketing digital, para entender como a rede social funciona.


Não Caia na Cilada dos Números


livro, escritores, divulgação, redes sociais
Qual a Mídia Ideal Para um Escritor se Divulgar? (Foto: energepic.com no Pexels)

Existe um viés para o uso de redes sociais. A ansiedade dos números e métricas.


Mergulhar no mundo da divulgação das redes sociais nos leva a uma doença misteriosa e sorrateira chamada: compulsão pelos números.


É muito importante acompanhar seu crescimento, buscar a melhor estratégia, se atentar aos horários de postagem e firmar parcerias com perfis similares aos seus. Mas nessa onda você se sabota, sem nem perceber.


Comparativos, pressa, ansiedade, são os principais fatores que prejudicam o processo de divulgação e a sua saúde mental.


Encarar as mídias como ferramentas, mantendo seu objetivo bem claro, são as armas secretas perfeitas para passar pelo processo com mais tranquilidade.


Toda formação de autoridade demanda tempo, você está construindo uma imagem na rede, não adianta pular etapas. Quanto mais cedo entender essa lei, melhor será o processo.


Ainda me comparo muito, principalmente por desejar que as coisas deem certo, que consiga monetizar e tornar essa a minha principal fonte de renda, mas não posso atropelar as fases.


O meu maior conselho é desacelerar, ter momentos longe das mídias, focar nos estudos e confiar no seu potencial.


A divulgação precisa existir, ter identidade e constância. Apostar em mídias digitais é um investimento a longo prazo, imediatismo não funciona nesse ramo, muito menos quando o assunto envolve livros.


Beijos de Fogo.



Gostou do Conteúdo? Conta aqui a sua opinião sobres as mídias digitais e me diga qual delas você usa.


Quer continuar recebendo as novidades incríveis do Diário do Escritor? Então se inscreva no blog e não perca os assuntos incríveis planejamentos para essa semana.


Compartilha com os amigos e família! Vamos ajudar nossos influenciadores escritores a iniciar sua carreira!

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa