• GM Rhaekyrion

Por que Escolher uma Editora Para a Publicação do Primeiro Livro?

Meu querido Jarbas, venho novamente lhe falar sobre publicação, porque acredito ser um dos assuntos mais polêmicos e difíceis de lidar quando se trata da carreira de um escritor e a publicação do seu primeiro livro.


A primeira obra que um escritor termina é quase um filho – para mim o é – e entregá-lo a “qualquer um” não é justo com o nosso trabalho e nem com a obra maravilhosa que acabou de nascer.


Hoje o debate sobre e-books Amazon, publicação independente e mais outras tantas opções é fervoroso. Existem grupos defensores das inúmeras vertentes e não estou aqui para defender nenhuma delas, apenas para relatar a razão de ter escolhido uma Editora para entrar no mercado e começar a desenhar meu nome no mundo literário.


O Primeiro Livro Reque Cuidados Especiais


livro, escritor, publicação, editora
Por que Escolher uma Editora Para a Publicação do Primeiro Livro? (Foto: Perfecto Capucine no Pexels)

Estrear, em qualquer situação, desperta certo pânico. É normal temer o novo, se sentir perdido e querer se esconder do mundo quando as coisas saem do controle, mas é preciso enfrentar essa etapa com racionalidade e estratégia.


Por que estratégia? Porque sua primeira obra é a sua porta de entrada para o mercado editorial, seu estilo cai no oceano literário e vai sair nadando sozinho. Pode confiar, depois de nascidos, os livros possuem vida própria.


Minha primeira opção para publicar meu livro de contos foi a Amazon, estava com tudo pronto para mergulhar no Kindle e seguir com o e-book até que o lucro das vendas me gerasse capital suficiente para embarcar na publicação independente.


Porém, o destino pregou uma pela comigo e confesso que me senti muito feliz por isso.

Uma Editora Conhecida Agrega Autoridade ao Escritor Iniciante


livro, escritor, publicação, editora
Por que Escolher uma Editora Para a Publicação do Primeiro Livro? (Foto: Markus Spiske no Pexels)

Não sei se vocês fazem esse trabalho, mas desde que comecei a estudar empreendedorismo, minha visão de mundo mudou drasticamente. Com um bisturi bem afiado, sem anestesia, dissequei minha alma, separando o racional do emocional e me obriguei a pensar como empresária autônoma.


Encarando meu livro como um produto, pude analisar melhor a proposta ofertada pela editora que conheci. Obviamente, meu bebê é um produtor de alto valor, eu sei o potencial que ele possui, e ter ciência disso também me ajudou muito com contratos.


Confesso que estava receosa, porque precisaria investir um alto custo – que foi menor do que o que já vi com outros colegas – para ter o meu físico em mãos, mas depois dos conselhos da minha mentora – ela não sabe que é minha mentora –, Larissa Molina, acabei optando por seguir adiante com a Editora.


A razão foi o fato de uma Editora – principalmente uma com um nome forte no mercado nacional e internacional – agregar autoridade a uma escritora iniciante como eu.


No mundo dos negócios – para de se iludir, pois escritor também faz parte – é preciso arriscar e apostar para fazer as coisas acontecerem. A oportunidade não cai do céu, é criada por você.


Arrisque com Confiança e Sabedoria


livro, escritor, publicação, editora
Por que Escolher uma Editora Para a Publicação do Primeiro Livro? (Foto: Anna Shvets no Pexels)

Sempre com os pés no chão e com a caneta afiada, anotando cada centavo investido, pesquisei o passado mais longínquo da Editora. Vi suas falhas, as reclamações, outros autores que fecharam parceria. Mandei diversos e-mails.


Dissequei cada pedacinho da estrutura da proposta, reenviei contraproposta em aspectos que poderiam me favorecer e, por fim, ouvi muitos conselhos de pessoas mais experientes no mundo dos negócios.


Aprendi que não existe contrato perfeito, sempre é uma troca de apostas e ter uma visão empreendedora me ajudou a discernir diversos aspectos desse novo mundo. O melhor, é que existe uma chance muito promissora me esperando e só depende de mim para dar certo.


Então, se você que anda esperando uma editora bombástica cair do céu, pode começar a esquecer sua carreira como escritor. Isolar-se na sua zona de conforto não te fará ter sucesso.


Pare de achar que as editoras são boas samaritanas, que desejam ter sua obra em sua coleção de exemplares. Elas são empresas e você é a mão-de-obra dela, seu livro é o produto de baixo custo e alto lucro, que ela quer vender.


Se te mandam uma proposta, é porque sabem que vão lucrar com o seu livro. Portanto, tome cuidado com os contratos da vida e seja muito crítico antes de assinar seu nome em um.


Confesso que estou muito feliz com a editora que escolhi e em breve Mar dos Lamentos vai voar pelo mundo. Quer saber sobre datas de pré-estreia e lançamento? Venha me seguir no Instagram e acompanhar as novidades.


Até a próxima!


Beijos de Fogo.



Gostou do contéudo? Então deixa aquela curtida incrível. Não se esqueça de se inscrever para ficar por dentro das novidade exclusivas.


Gostaria de saber como comecei no mundo da escrita? Basta acessar esse link e acompanhar a jornada que trilhei até chegar nesse blog e ao meu primeiro livro publicado.


Aproveite para partilhar suas experiências aqui na Taberna mais Criativa dessa existência. Não tenha medo, comente!


Se você é um escritor iniciante e não sabe por onde começar, vem conferir as Dicas de Escrita da Dragão Tennar.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa