• GM Rhaekyrion

Ordem Vermelha Livro de Fantasia brasileiro que vai te conquistar

Atualizado: 2 de Out de 2020

Ordem Vermelha é uma surpresa das grandes e das melhores, no mundo da fantasia nacional. Confesso que li poucos brasileiros fantásticos, mas os que espio a sinopse geralmente não me pescam, ao contrário dessa maravilha de livro.


Fiquei encantada pela edição, a capa, as páginas, principalmente as pretas e o resumo da maldição do mundo. Publicado pela Intrínseca, no ano de 2017, seu autor é Felipe Castilho, a mente por trás desse universo fantástico nacional tão incrível, que possui um toque RPG bem dosado.


O segundo ponto, não vou mentir, é meu favorito, é a forma natural que o autor trata os casais conjugais, trazendo, logo de cara, um par lésbico de tirar o fôlego! Mulheres poderosas, guerreiras, incríveis, inteligentes e que tramam o maior golpe de Estado dessa vida. Yanisha, você sempre estará em meu coração; Raazi, te amo!


Livro Ordem Vermelha e seus Personagens Incríveis


resenha do livro ordem vermelha
Ordem Vermelha: Livro de Fantasia brasileiro que vai te conquistar

Fica muito difícil destacar os personagens, pois amei todos igualmente. O maravilhoso Harun, com o jeito carrancudo típico dos anões, Ziggy, seu sinfo sapeca e Aelian, o humano bobinho, mas camarada, que é a cara da amizade em forma de gente; típico anime.


São personagens muito bem construídas, seguras, representativas, variadas e com a cara do nosso Brasil, e sua miscigenação. É o grupo mais improvável e que se une em prol de uma batalha que só será vencida com o apoio de todos.


Não consigo achar pontos precários na criação desse enredo, nem dos personagens. Castilho tem uma escrita fluente, reta, clara e simples, que não deixa de ser envolvente e pegajosa – impossível parar de ler antes de terminar.


Política Exploradora e Excludente em um Livro de Fantasia


resenha do livro ordem vermelha
Ordem Vermelha: Livro de Fantasia brasileiro que vai te conquistar

O terceiro ponto crucial é a forma como ele abordou os principais problemas do nosso país – que foi difícil não relacionar – com a distribuição geográfica da cidade, o modo autoritário do governo, a exploração, a crença em dias melhores por meio da fé, que acaba por esfriar o senso de justiça e luta, que tanto precisamos nesses tempos conturbados.


A hierarquia exploratória, o trabalho em péssimas condições, superiores superprivilegiados. A destruição da natureza. Realmente conseguiram colocar tamanhas falhas Estaduais em uma fantasia de tirar o fôlego, inspirando e nos fazendo refletir até onde se calar e aguentar é o bastante e quantos mais precisarão sucumbir para o todo gritar em uma só voz a mudança.


Esse livro é exemplo de fantasia nacional, de personagens incríveis, ele é uma reflexão sobre o que é exigir seus direitos e mudanças e não se omitir por uma condição governamental desigual e precária. Ele nos leva a pensar como é importante a união do povo.


É um exemplo de inclusão, de miscigenação, representatividade e de, acima de tudo, empoderamento feminino, com mulheres que vão da mais vil vilã até a mais grandiosa das guerreiras. Foi difícil não me apegar e me inspirar quanto escritora a manter a fantasia nacional viva!


Esse livro me deixou com um orgulho gostoso, com a esperança reforçada sobre a literatura nacional. É uma demonstração de amor e trabalho duro, é palpável a dedicação do escritor e seus colaboradores para nascer esse bebê maravilhoso.


Diga-me, até onde iria para tornar seu país um lugar melhor?


Está esperando o quê para ler essa maravilha? Só clicar nesse link e ir direto garantir o seu exemplar!


Beijos de Fogo.

57 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa