• GM Rhaekyrion

O que Fazer para Ser um Escritor Profissional?

Atualizado: 22 de Set de 2020

Como disse nas matérias anteriores, a jornada do escritor pela carreira profissional é longa e pode ser muito tortuosa e sofrida. Porém, é possível encurtar essa peleja e vou contar como mergulhei no mundo da escrita criativa.


Se você ainda não sabe como comecei a escrever, venha conferir meu Diário do Escritor e confira o início da minha história. Não esqueça de comentar o que achou e se você é um escritor, conta como foi o seu começo.


Voltando ao ponto principal: Como iniciei a minha carreira como escritora?


Quando me inscrevi para participar do meu primeiro concurso literário ainda não tinha nem o livro pronto. Só possuía a ideia e os personagens, alguns pedaços soltos do enredo e nada mais.


O concurso que participei oferecia um webnário por semana com dicas para ajudar os escritores a desenvolverem seus projetos e ideias. As aulas eram obrigatórias, pois garantiam a nossa participação no concurso e eram gratuitas, mas com contéudo limitado.


Porém, a cada fim de aula, eram ofertado um curso de Escrita Criativa para escritores iniciantes. E sem pensar duas vezes eu me inscrevi, aceitando me apertar financeiramente e com apoio da minha esposa para seguir adiante.


Os Cursos de Escrita Criativa Ajudam na Formação do Escritor

livro e escritor
O que Fazer para Ser um Escritor Profissional? (Foto: corrosiva.com.br)

Quem desejasse mergulhar mais profundo nas técnicas precisava pagar o curso de escrita, que na época era por uma assinatura mensal de cerca de quarenta reais. Até aí estava ótimo, pois tinha conteúdo realmente bom.


Foi nesse curso que conheci a narratologia, dramaturgia e as técnicas de escrita. Não fazia a menor ideia de que havia estudos por trás do ato de escrever. Imediatamente me encantei pelo material, mergulhei de cabeça.


Então, para você que está começando e não sabe por onde começar, a minha dica é que procure por Oficinas Literárias e cursos de Escrita Criativa. Pois você entenderá como funciona as técnicas por detrás do enredo, que vão te ajudar a colocar a ideia no papel, a ter assiduidade, a vencer o bloqueio criativo e a criar histórias realmente cativantes e envolventes.


Outra dica essencial é investir em leitura de obras de técnicas de escrita, como Sobre a Escrita, do mestre Stephen King. O conteúdo dessas obras ajudará a ter noção dos batidores da produção de um livro.


Estudar transforma a paixão em algo concreto, vai te dar vasão para criar um plano de negócio – porque um escritor precisa entender como funciona a economia por trás das vendas dos livros e como o Mercado Editorial trabalha – que vai te dar mais firmeza e confiança para seguir adiante.


A internet pode ser uma aliada crucial da sua carreira


livro e escrita criativa
O que Fazer para Ser um Escritor Profissional? (Foto: vetores)

Porém, outra ferramenta que vai te livrar de algumas barreiras muito sérias e severas do mundo da escrita é o marketing digital e os estudos sobre produção de conteúdos online.


Como o mundo das grandes editoras é bem hostil e quase inacessível para escritores iniciantes, principalmente quem escreve ficção e fantasia, as mídias sociais e a internet pode te ajudar a lançar seus conteúdos de modo inteligente, direcionado e com retorno financeiro.


Mas Gabi, é coisa demais! Quem disse que ser escritor é apenas saber escrever bem? As tecnologias são ferramentas cruciais para o seu sucesso, aprenda a usá-la e você não precisará esperar o dia milagroso que uma grande editora vá olhar para você, muito menos dependerá de concursos literários ou de contratos abusivos. Saiba empreender, entenda sobre o mercado editorial e use a internet ao seu favor.


Por hoje ficamos por aqui,


Beijos de Fogo.

Posts recentes

Ver tudo