• GM Rhaekyrion

O Que É Escrita Criativa e Como Surgiu?

Escrita Criativa é o duplo vocábulo mais ouvido por quem vive de criar mundos. Escritores, roteiristas, jornalistas e produtores de conteúdo escrito de um modo geral vivem envolvidos por esse estudo literário cheio de técnicas e imaginação livre.


Pode estar se perguntando se realmente existe uma espécie de ensino para se escrever com criatividade e se é necessário aprender as técnicas para se considerar um profissional do ramo.


O que vamos abordar hoje é a base para quem deseja fazer da Criação de Mundos uma carreira e, também, quem pretende encantar as pessoas com suas histórias.


Breve Histórico do Desenvolvimento da Escrita


escrita criativa, escritor, livro
O Que É Escrita Criativa e Como Surgiu? (Foto de Min An no Pexels)

Segundo o Curso de Escrita Criativa da Vivendo de Inventar, a tragédia grega da antiga Grécia foi responsável por uma mudança drástica em como os escritores expressavam seu trabalho.


Como toda forma de entretenimento envolve um motivo político por trás, a dramaturgia encenada veio para ensinar a população a ética e moral consideradas adequadas.


Então, foi criado um herói, que tinha uma personalidade dominante defeituosa e precisaria superar esse defeito para vencer sua aventura. Foi assim que as primeiras histórias clássicas foram criadas, tais quais a de Hércules e Perseu.


Porém, a sociedade foi desenvolvendo outras formas de cultura, que saiam dos palcos e peças, para os livros de histórias heroicas.


Na Idade Média o romance heroico conquistou muitos corações, eternizando batalhas reais em narrações épicas. A igreja acabou com boa parte dessas narrações, como podem imaginar.


Entre renascimento, iluminismo e diversos movimentos artísticos, fomos sacudidos pela expansão tecnológica oriunda das máquinas. Na revolução industrial a crônica ganhou força, os heróis passaram a ser pessoas comuns, que viviam sacrificantemente em trabalhos quase escravos.


Notaram como o cenário saiu de pessoas especiais, semideuses, para um simples operário de fábrica e ambos são considerados heróis de suas histórias?


Já consigo sentir o leve cheiro de padrões sendo identificados e técnicas exibindo suas plumas com mais animação.


Claro que pincelei bastante a evolução da cultura literária, mas quis dar o exemplo de como a dramaturgia dos tempos antigos foi o estalo necessário para que hoje em dia possamos falar sobre “Jornada do Herói” e saber como aplicar isso em qualquer enredo ficcional.


Mas, onde o Termo Escrita Criativa Nasceu?


Origem da Escrita Criativa no Mundo


escrita criativa, escritor, livro
O Que É Escrita Criativa e Como Surgiu? (Foto de Suzy Hazelwood no Pexels)

Pesquisei diversos artigos antes de construir essa matéria, sou uma escritora nova no ramo, confesso, e me sinto tão perdida quanto você ao tentar entender o início do fio da meada desse termo tão usado hoje em dia.


Basicamente, a data mais antiga que posso ressaltar foi no século XIV, através do escritor Edgar Allan Poe, em seu livro A Filosofia da Composição, onde o autor faz uma série de classificação técnica sobre seu próprio poema, “O Corvo”.


Só que nessa época ainda não tínhamos esse termo como referência em estudo de escrita.


Em 1920, na Universidade de Lowa, o primeiro programa de residência literária foi criado, mas já havia diversos manuais editados por escritores, que ensinavam escrita.


Sendo assim, os Estados Unidos foi o berço do termo “creative writing”, o que chamamos de Escrita Criativa.


No Brasil a coisa surgiu em 1967 nas mãos de Gílson Rampazzo, sendo um dos pioneiros do termo em solo nacional.


Porém, dentre os nomes mais famosos do ramo, Assis Brasil deu o pontapé necessário para a formalização de um curso voltado a escrita criativa, dando origem a graduação e pós-graduação em escrita criativa na PUC do Rio Grande do Sul. Isso em 2011 já!


Contamos também com as oficinas de Marcelino Freire, em São Paulo, que também desenvolve ensino na área.


Atualmente temos diversos escritores ensinando seus estilos e vivencias no mundo da literatura, buscando auxiliar novos escritores a começarem suas primeiras histórias.


Entretanto, a habilidade de criar textos criativos, envolventes e cativantes vai além de bases técnicas para roteiristas e escritores.


A pandemia do coronavírus causou uma verdadeira mudança na economia e no estilo tradicional do trabalho. O home office é a realidade, a internet se tornou o grande mercado empregatício e dentre as habilidades exigidas para conquistar clientes em potencial a capacidade de criar textos chamativos através de técnicas é a mais cobiçada.


Quem consegue elaborar bons textos se destaca em qualquer mercado, atrai mais pessoas e converge mais clientes.


O Que de Fato é Escrita Criativa?


escrita criativa, escritor, livro
O Que É Escrita Criativa e Como Surgiu? (Foto de Lisa Fotios no Pexels)

Em termos simples a escrita criativa corresponde ao ensino de habilidades e técnicas literárias com o intuito de ensinar formas de escrever textos atrativos e originais, sendo eles ficcionais ou não.


É uma forma de ensinar pessoas a se conectarem com seu lado mais criativo para construírem textos únicos.


Porém, existe uma série de treinos, técnicas e formas de aplicar a escrita criativa e é justamente por isso que essa área de ensino se torna tão flexível, etérea e difícil de entender.


Pois, dependendo de quem a ensina, existe a aplicação da vivência individual. Ou seja, eu quanto escritora acabarei passando minha vivência aos alunos, podendo ressaltar apenas as técnicas que me convém, enquanto outras ficam de lado.


Por essa razão é muito importante os escritores iniciantes terem pensamentos críticos e buscar mais do que apenas essa chuva de cursos online de uma semana.


Uma vez li Stephen King dizer que um escritor de verdade precisa conhecer todas as técnicas de escrita existentes para então escolher a que mais o apraz.


Pretendo abordar o máximo de técnicas que puder encontrar, mas adianto que não serei capaz de evidenciar todas as existentes.


Por hoje é só! Espero que tenham gostado!


Beijos de Fogo.



Agora é a vez de vocês, o que acham sobre escrita criativa? Já fizeram algum curso? Pretendem fazer algum na vida?


Não se esqueçam de se inscrever no blog para receber as novidades incríveis da semana.


Compartilhem com os amigos! Vamos ajudar mais escritores a iniciarem suas carreiras.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa