• GM Rhaekyrion

Livros: Qual a Verdadeira Diferença entre Terror e Horror?

Gêneros Literários gostam de pregar peças em nós, escritores, que tentamos encaixar nossos livros em uma tabela mais do que vasta de classificação. Você sabe classificar seu livro? Se ainda está com dúvida, é só clicar nesse link.


Mas não foi só de propagando que vim falar. No mês oficial do terror, não poderia deixar de comentar qual a principal diferença entre o tão amado terror e o temido horror.


Você está preparado (a) para ficas de queixo caído? Tenho certeza de que nunca mais confundirá os dois gêneros depois dessa matéria.


Pegue papel, caneta e bora para as dicas.


A Essência está no Sentimento Do Livro


livro, escritor, terror e horror, dica de escrita, escrita criativa
Livros: Qual a Verdadeira Diferença entre Terror e Horror? (Foto: Pexels)

Pode parecer brincadeira, mas o que diferencia o terror e o horror de modo simples e claro é o sentimento que você deseja passar em seu livro.


O medo é a base para ambos os gêneros, porém, o horror requer uma dose a mais de sensação. Baseado no princípio da repulsa, o gênero literário do horror deseja provocar o nojo. Cenas típicas desse estilo de livro mostram vísceras, sangue, mutilação.


Podemos evidenciar as coisas em filmes. Por exemplo, A Casa de Cera. Temos uma história típica de psicopatas, mas que mostra cenas realmente grotescas, como o rapaz sendo costurado vivo, os tendões dos pés cortados, a pele derretendo no fogo.


O medo está presente na tensão da cena, no susto, no suspense, mas também causa repulsa ao exibir a violência com que o psicopata aborda suas vítimas.


Ao contrário, o terror busca mexer com seu psicológico. Ele tende a criar um espaço de imaginação maior, instigando seu cérebro a concluir qual evento causaria mais pavor. Existe jogo de curiosidade e expectativa, permitindo uma margem larga para criação imaginária.


Ficou fácil discernir? Aposto que nunca mais se confundirá.


Terror e Horror Podem Ser Usados Simultaneamente?


livro, escritor, dicas de escrita, escrita criativa
Livros: Qual a Verdadeira Diferença entre Terror e Horror? (Foto: Emre Kuzu no Pexels)

Claro! Segunda o livro de Stephen King, Dança Macabra, onde o autor destrincha ambos dos gêneros, o horror chega a ser uma subclassificação do terror. Pois, é extremamente difícil dissociar ambos.


Parando para analisar direitinho, dependendo da situação, podemos sentir muito medo e repulsa. Existem pessoas que consideram Jogos Mortais um filme de terror absurdo, que se roem de medo na mais sutil cena.


Entretanto, podem considerar o clássico do O Exorcista como uma balela cinematográfica, que causa apenas nojo. Sendo assim, os livros e filmes tendem a ter a classificação terror/horror, porque se torna praticamente impossível dissociá-los.


Mesmo levando em consideração os quesitos sentimentais, muito da repulsa é usado na psicologia do medo, bem como o contrário. Um exemplo está no filme Frankenstein, que recruta o medo pelo monstro e a repulsa de um experimento feito com pedaços de cadáver.


É só isso, Gabi? Não existe outras listas sobre tópicos de diferença? Não, Criadores de Mundos! Em termos resumidos, a principal diferente está no sentimento que você deseja passar.


Espero ter ajudado!


Comenta aqui embaixo quais exemplos de filmes e livros que vocês consideram de terror e os que consideram horror. Vamos debater sobre o tema.


Até a próxima.


Beijos de Fogo.



Gostou? Não esqueça de se inscrever, deixar a sua curtida e comentar! Sua participação é importante para nós.


Quer ter mais Dicas de Escrita profissionais e totalmente gratuítas? Basta clicar nesse link e perder finalmente as travas que te impedem de fazer seu livro nascer.

Quer saber como comecei nesse mundo e como cheguei a publicação do meu primeiro livro? Acesse meu Diário do Escritor e partilhe comigo a sua experiência.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa