• GM Rhaekyrion

Livros e Lendas Urbanas com a Série ‘Lore’ na Amazon

Lobisomem, vampiros, “salvo pelo gongo”, zumbis. Qual dessas típicas lendas urbanas você já ouviu falar? Na vida de escrever livros muitos contos populares funcionam como motor inicial da narrativa, principalmente os clássicos lobinhos e morceguinhos.


Mas, onde nasceram essas lendas? É o que a série Lore veio contar.


Tudo começou com um podecast, o fascínio pelo sombrio esteve dentro da alma de Aron Mahnke desde sempre e esse desejo se transformou em uma série da Amazon Prime Vídeo, que possui duas temporadas cheias de mistérios.


Classificada como um terror dos Estados Unidos, Lore te convida para viajar ao passado da história humana, mais especificamente nas culturas populares, e, assim, desvendar os mistérios por trás das crenças.


Está preparado (a) para ouvir esse relato? Espero que sim.


Livros e Lendas Urbanas com a Série ‘Lore’ na Amazon
Livros e Lendas Urbanas com a Série ‘Lore’ na Amazon (Foto: Poltrona Nerd)

O Que é uma Lenda Urbana?


Lenda, no dicionário, significa: “narrativa de caráter maravilhoso em que um fato histórico se amplifica e transforma sob o efeito da evocação poética ou da imaginação popular.”


Ou seja, é uma história inventada pelo povo. Assim sendo, tem todo o direito de assumir um caráter fantasioso e sensacionalista. Afinal, se você é um camponês ou camponesa da Irlanda, em 1800, e escuta que encontraram círculos de pedra no meio da mata, com certeza vai pensar que foi magia das trevas.


O folclore nacional se baseia muito nas experiências dos nossos ancestrais a respeito do mundo. E é assim que a maioria das lendas nascem.


Quando era criança falavam sobre um tal de papa fígado (papa figo) e eu morria de medo. A realidade era bem diferente da imaginação de uma garotinha de 8 anos. Porém, vivo no século XXI, tenho acesso à internet e a ciência. Se não tivesse, o que pensaria desse enredo?


A Origem das Lendas


Lore é uma série documental que mistura um pouco de atuação entre os relatos. As coisas começam com um relato real que envolve uma situação tenebrosa, que deu origem a primeira lenda.


Então, à medida que o episódio segue conhecemos as outras narrativas que deram robustez ao enredo inicial. É quase como montar um livro em equipe, por assim dizer.


Entretanto, a vida de muitas pessoas inocentes – outras nem tanto – estava em jogo. Já pensou ser acusada de bruxaria só por não aceitar as ordens de seu marido e ser uma mulher empreendedora?


O melhor é saber que certos aspectos cruéis do nosso passado se deram pela simples ignorância. Quando a tuberculose tomou conta da Europa, muitos acreditaram ser obra do satanás e que só queimando o coração que habitava o demônio era que se alcançava a cura.


Corpos desenterrados, enterrados sem estarem mortos, olhos amarelos na escuridão da floresta, a solidão psicológica infantil, experimentos científicos cruéis. A humanidade é bastante chocante, principalmente quando as crenças partem da imaginação.


De fato, o imaginário serviu, e serve, como força motriz da nossa cultura. Sem a capacidade de criar, boa parte da diversão se quer existiria. Não é à toa que muitos livros usam dessas histórias para compor suas tramas, principalmente a literatura fantástica.


Lendas Urbanas e a Literatura


Quem aqui já leu um livro sobre vampiros? E sobre lobisomem? Sobre zumbis? Bruxas? Aposto que qualquer um desses, ou quase todos, já devem ter passado pelos seus olhos.


Isso acontece por causa do nosso contato emocional com a cultura herdada, mesmo não fazendo parte da vivência atual, crescemos replicando os relatos já replicados dos nossos familiares.


Os livros nada mais são do que o reflexo individual – no caso, do escritor (a) – de uma cultura, seja ela nacional ou não. Então, é natural que as lendas façam parte das histórias que tanto nos cativam.


Porém, o que não é elucidado são as origens, o verdadeiro berço desses enredos. Você sabia que a primeira vampira do mundo, que inspirou Bran Stoker e seu Drácula, foi uma mulher? Convido-os a conhecer Carmila e a assistir Lore.


Mais desses enganos não intencionais aconteceram e nem nos damos contas. É engraçado como replicamos e aplicamos nossas emoções por cima das lendas, fazendo nascer novas interpretações, novas histórias.


Entenda o Passado Para Poder Compreender o Presente


Essa série foi inspiradora, confesso. Não imaginava boa parte dos fatos que apareceram, muitos dos quais já ouvi falar, mas nunca me passou pela cabeça a forma como nasceram.


Lore foi uma espécie de convite à pesquisa. Como escritora, gosto de estudar a origem das civilizações, principalmente as mais antigas, esse processo de fecundação da história é um ponto crucial.


Muitas pessoas não sabem desses detalhes, do quanto demora montar uma trama em um universo novo e deixá-lo crível. Mitos, lendas, contos de fadas, fábulas, folclore, esse é o nosso berço, faz parte de todos nós, conhecê-los é nos conectar mais firme com nosso passado.


Quem é RPGista e monta sua mesa vai gostar de dar uma passadinha nessa série. Indico fortemente que assista, tenho certeza de que sua vida vai mudar.


Aliás, se chegou a ler até aqui, já mudou. Resta saber se terá coragem de assistir até o fim.


Depois me conta qual episódio deu mais medo e qual gostou mais. Deixo aqui embaixo o trailer, caso ainda esteja na dúvida de assistir.


Beijos de Fogo.


Trailer da Série Lore Amazon



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo