• GM Rhaekyrion

Livros de Fantasia Épica Nas Linhas Inspiradoras de Fábio Hingst

Atualizado: 26 de Nov de 2020

A literatura fantástica nacional é um raminho bem esquecido da grande árvore de livros brasileiros disponíveis aos leitores atuais.


Mundos paralelos, magia, aventuras, são alguns dos elementos usados pelos escritores que mergulham nesse gênero literário, dando vida à personagens incríveis, capazes de executar feitos grandiosos e, mesmo não sendo tão bonzinhos, conquistam nossos corações.


Representando esse legado, trago Fábio Hingst, autor da Saga de Elly. Uma saga de fantasia épica, que possui o primeiro volume como A Ameaça Esquecida.


Novembro Azul Criativo estreia no blog com um Escritor representativo, abrangente e inspirador.


O Despertar do Escritor com a Leitura Fantástica


livro, escritor, fantasia
Livros de Fantasia Épica Nas Linhas Inspiradoras de Fábio Hingst (Foto: Arquivo do Autor Fábio Hingst)

Fábio Henrique Hings Fabri, ou, em seu nome artístico, Fábio Hingst, é um autor de fantasia nacional que permuta entre Sorocaba e Botucatu, em São Paulo.


Formado em medicina veterinária, fato que o torna extremamente familiarizado com a fisiologia animal para o desenvolvimento de criaturas fantásticas. Dono de um Instagram inspirador, Fábio sentiu o seu despertar para a escrita ao ler O Hobbit, do rei da fantasia, J. R. R. Tolkien.


Sendo assim, como não raro, seu romance com as palavras começou aos 14 anos e desde então não parou mais.


É bastante comum escritores despertarem para a profissão muito cedo, mesmo, muitas vezes, não se dando conta da grandiosidade dessa carreira. Fábio é mais uma alma inspiradora, que teve o cuidado de manter seus sonhos vivos, ganhando molde em livros incríveis.


Escritor Profissional ou Apenas Um Hobby


Profissões no campo das artes costumam necessitar de uma intensa provação, pois a sociedade atual tende a manter engessado o molde tradicional de formação. Como não existe uma faculdade ou formação tradicional para ser escritor, muitos sofrem com o preconceito.


Quem nunca se assumiu escritor ou escritora e ouviu: “certo, mas o que você faz?” ou “você só faz isso?”. Se soubessem o trabalho que dá e o escasso reconhecimento, jamais repetiriam essas perguntas.


Como a maioria, Fábio Hingst, admite nunca ter pensado “verdadeiramente sobre isso” – ser escritor profissional –, mas enxerga a literatura que produz como profissional. “Levo meus trabalhos muito a sério e trilho todos os dias um passo adiante na minha carreira literária”, disse Fábio em entrevista.


Mesmo nunca tendo feito curso de escrita criativa, que seria o mais próximo de uma formação na carreira, Fábio se empenha em evoluir sua habilidade ao longo do tempo.


Entrando no assunto de empreendedorismo, ao ser questionado sobre a rentabilidade da carreira no Brasil, Fábio diz que hoje a situação é complicada.


“Acredito que é meio a meio, ou você explode no cenário nacional e faz sucesso ou precisa batalhar na divulgação, mas creio que é viável sim!”, admitiu Fábio.


A realidade do mercado editorial atual tornou mais viável a publicação independente. Hoje não precisamos necessariamente de uma editora. Construímos nosso público através da mídia digital e inserir a sua literatura nas redes sociais pode ser um mecanismo bastante lucrativo.


A Carreira de Escritor é uma Jornada Árdua


livro, escritor, fantasia
Livros de Fantasia Épica Nas Linhas Inspiradoras de Fábio Hingst (Foto: Capa do Livro do Autor Fábio Hingst)

Os desafios de seguir profissões com base cultural em um país que investe tão pouco em cultura são árduos. Qualquer Criador de Mundo vai passar pela fase de construir reconhecimento, de respirar em meio a uma multidão de pessoas doutrinadas em padrões sociais.


Fábio confessa que seu maior desafio foi a divulgação. Estudar a melhor forma de construir seu público cai no tal Marketing Digital.


Entender técnicas de marketing e de copywriting ajudarão os futuros escritores a conquistarem sucesso financeiro. Trará mais leitores – que são o seu público – e consequentemente, mais compras para seus livros.


Para Fábio, o mercado digital é uma “oportunidade de atuação. Afinal, é mais um meio onde podemos espalhar os nossos escritos e fisgar mais e mais leitores.”


Com 11 mil seguidores no Instagram, Fábio é dono de uma presença muito marcante em seu perfil. Com textos de degustação, vídeos de dicas e resenhas atrativos, mantém um contato direto com seu público leitor. Ele é um bom exemplo a ser seguido.


Além disso, possui um perfil no Wattpad, onde a degustação de seu primeiro livro se encontra. Deixo aqui o link para ser acessado.


A Vida de um Escritor é uma Evolução


Quando damos ouvido aos nossos sonhos, entramos em um campo de insegurança e realização o qual jamais desejamos sair.


A soma do padrão social, falta de investimento cultural e ausência de informação adequada, nos leva a trilhar outros caminhos, desviantes daquilo que nosso coração clama.


Porém, ao superar essa barreira, que considero ser a maior e mais difícil, o desejo é ter feito isso há mais tempo.


E se fosse possível deixar uma mensagem para esse “eu” do passado, qual seria? A mensagem de Fábio focou justamente no assunto mais tabu no meio da escrita: divulgação.


“Eu diria para ele começar a divulgar os trabalhos, gravar vídeos e enfiar a cara no mercado editorial o quanto antes, pois demorei 6 anos para finalizar o primeiro livro e 4 para criar coragem.”


Supere Seus Medos e “Nunca Desistam”


livro, escritor, fantasia
Livros de Fantasia Épica Nas Linhas Inspiradoras de Fábio Hingst (Foto: Capa do Livro do Autor Fábio Hingst)

“Meu problema é a autoestima e a confiança em mim mesmo."


Quem mais sofre de insegurança? Talvez seja o maior mal do escritor e da escritora desde sempre. Duvidar da própria capacidade, da qualidade do próprio livro, temer a reação dos leitores, são alguns dos anseios sofridos.


Isso acontece porque vivemos em um ambiente extremamente subjetivo, a arte é subjetiva, a literatura é subjetiva. Não existe o certo e o errado, apenas gostos variados.


A insegurança nasce quando nos comparamos, dando ouvidos a tipos de padrões, ou quando queremos abraçar o mundo.


Precisamos ser bons primeiro para nós, devemos escrever o que gostamos de ler. Não há como agradar o mundo, então não se cobre a esse ponto.


Então, para encerrar, Fábio deixa uma mensagem para escritores iniciantes que passam por muitos desses problemas aqui apresentados.


“Nunca, em hipótese alguma, desistam. NUNCA! Pode ser amanhã mesmo, ou na semana que vem, ou depois de anos e anos, mas você chegará lá, concretizará todos os seus objetivos e terá leitores e um nome na fantasia nacional/internacional, mas tenham paciência e NUNCA DESISTAM! Continuem escrevendo, escrevendo e escrevendo!”


O Primeiro Livro de Fábio Hingst estará rodando o mundo em breve. Sua principal característica é a representatividade, algo escasso na fantasia e o que o torna um escritor em destaque.


Gostaram do Conteúdo? Ao longo do mês mais escritores nacionais serão apresentados no blog. Não esqueçam de se inscrever para receber a notificação das novidades do mês de novembro.


Até a Próxima


Beijos de Fogo.

Posts recentes

Ver tudo