• GM Rhaekyrion

Fábrica de Vespas: Livro de Ficção Científica Extremamente Dramático

Atualizado: 21 de Out de 2020

A ficção científica ocupa uma fatia bem controversa em meu coração. Hora ela está mais espaçosa, hora ela fica mais retraída, mas sempre está presente, principalmente nos livros que possuem temáticas envolvendo experimentos científicos.


Precisarei tomar muito cuidado ao comentar sobre a história de Iain Banks, que, como diz em sua biografia, é bastante polêmica e controversa. A sua versão publicada no Brasil foi feita pela editora Darkside e saiu em 2017.


Posso antecipar, no entanto, que essa “polêmica” é muito mais voltada ao fato do escritor abordar um tema considerado tabu para o ano de 1984, data de lançamento desse enredo. Todavia, é preciso ser franca e admitir a existência de aspectos realmente... impactantes.


O Drama Carregou esse Livro de Ficção Científica nas Costas


Fábrica de Vespas: Livro de Ficção Científica Extremamente Dramático (Foto: GMRhaekyrion)

Por que estou insistindo no quesito drama para falar desse enredo? Pela única razão de que se trata de uma estranha, complexa e um tanto confusa história de uma família potencialmente problemática, cheia de segredos potencialmente perigosos.


Esse livro conta a história de Francis, um rapaz que vive com seu pai em uma casa bem afastada e no meio do nada, praticamente. Não existe expectativa de vida e como todo interior, todos conhecem todos.


O problema da história começa com a fuga do irmão de Francis da fábrica, que servia como um hospício. Além disso, Éric possui traços psicopatas e já causou uma série de confusões na cidade, o deixando famoso por atear fogo em cães vivos.


Deu para sentir o drama? É um livro que explora intensamente as relações familiares envolvendo Francis, principalmente por ser em primeira pessoa. Porém, mesmo com a escrita muito envolvente, a proposta do título e sinopse não são cumpridas.


Expectativas Altas Geraram Decepções Altas nesse Livro


Fábrica de Vespas: Livro de Ficção Científica Extremamente Dramático (Foto: GMRhaekyrion)

Talvez fosse o fato de estar esperando uma história voltada para psicopatia, algo como “Investigação Criminal”, ou como “Por Dentro da Mente de um Criminoso”, mas esse foi um dos livros que me decepcionaram.


Primeiro devido ao título, depois por causa da sinopse, que ambos criam uma áurea assustadora, de que essa obra será “perturbadora” e recheada de cenas polêmicas.


Sendo muito sincera, a única parte que me causou emoções consideráveis foi no final, que realmente é surpreendente e arrisco dizer ser a única fatia muito boa das cenas desse livro. Você não espera o que vai acontecer.


O restante da narração, mesmo muito bem escrita, é maçante. Ocorre muitos flashbacks, retornos ao passado, descrição de eventos antigos e uma expectativa quase maluca para o surgimento do irmão de Frank, que causa mais medo no pai do mesmo, que em nós.


Outro quesito interessante é sobre a representatividade, esse livro aborda aspectos do mundo LGBTQI+ com um toque de tabu típico dos anos 80. Gostei de como abordou certos elementos, criando uma áurea de suspense e mistério, que são rompidos ao mostrar que não exista nada de anormal.


Falta de Críticas e Passagem de Tempo Monótonas


Volto a mencionar a questão das minhas expectativas, ao começar esse livro esperava ler algo que retratasse a mente de psicopatas, mas acabei me deparando com cenários de experimentos e muito drama familiar.


Não que os dramas sejam ruins, mas que tornaram as cenas de “ação” quase pretenciosas. Senti dificuldade em terminar essa trama, sendo o final o único momento de excitação e euforia. Posso dizer que senti certa oscilação do autor quanto a como abordar elementos da psicopatia.


Por fim, quero comentar que para quem deseja aprender a escrever em primeira pessoa, a Fábrica de Vespas é uma ótima pedida.


Por hoje é tudo isso. Não esqueça de se inscrever no nosso blog, para receber em primeira mão as novidades quentinhas para esse mês.


Beijos de Fogo.



Se deseja ler mais Resenhas de Livros, basta acessar esse link e partilhar suas experiências com as obras que aqui abordamos na Taberna mais Criativa dessa existência.


Se você é um escritor iniciante e não sabe por onde começar, vem conferir as Dicas de Escrita da Dragão Tennar.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa