• GM Rhaekyrion

Escritores Nacionais: Mateus Queiroz e o Mundo de Deleroth

Diretamente de Brasília, Mateus Rago Queiroz de Melo ou apenas Mateus Queiroz, é um escritor e analista financeiro, que saiu do mundo do RPG direto para a literatura nacional.


Inspirado pelo história de uma escritora incrível da editora brasileira Jambô, Mateus foi trazido para o mundo da escrita, dando ouvidos ao seu coração.


Seguimos com o último entrevistado para o Novembro Azul, trazendo muita literatura nacional para inspirar você.


O Despertar do Escritor Através de uma Inspiração Feminina


Escritores Nacionais: Mateus Queiroz e o Mundo de Deleroth (Foto: Arquivo Pessoal do Autor Mateus Queiroz)

Com data marcada na memória, Mateus Queiroz resolveu participar de um evento de RPG em sua cidade, o Tormanta 20, realizado pela editora Jambô, e ouviu a história da escritora romancista Karen Soarele.


Inspirado pelo início de Soarele, Mateus resolveu dar ouvidos aos seus sentimentos literários, mergulhando de cabeça na vida de escritor, marcando o mês de abril de 2019 como seu despertar.


Entretanto, como acontece com a maioria de nós, depois de amadurecer para a escrita, percebeu que essa vontade de criar mundos e histórias vem desde muito cedo.


Mateus nos contou que escreve desde os 12 anos – atualmente possui 29 anos –, desenvolvendo roteiros para jogar RPG.


Mais um exemplo de um jogador de Role-Playing Game que saiu das campanhas para as páginas do livro. Esse também foi meu início. Considero o RPG uma verdadeira escola para escritores.


Uma vez ouvindo seu coração de escritor de ficção especulativa, Mateus nunca mais parou.


Escritor Profissional e a Rentabilidade da Carreira


Mateus é um jovem tal qual a maioria dos escritores, precisa dividir seu tempo de criação com um emprego fixo.


Porém, se considera um escritor profissional, em suas palavras busca se “tornar cada vez mais conhecido no meio literário”.


É raro ler tanta convicção, pois a profissão recebe muitos preconceitos, sendo constantemente subestimada por quem não conhece inteiramente sua atuação.


Ainda assim, quando questionado sobre a rentabilidade de ser escritor no Brasil, Mateus se posiciona citando Paulo Coelho como referência de sucesso financeiro e diz:


“Se você for só escritor e sonhar em viver de royalties acho praticamente impossível, a não ser que você seja o Paulo Coelho. Mas acho que estar inserido no mercado editorial, trabalhando e não só escrevendo histórias deixando as editoras publicarem pra você, acho possível. Por exemplo, existem diversos escritores-ilustradores, escritores-diagramadores, escritores-revisores. Só escrevendo não, mas com outra atividade relacionada sim.”


Dito isso, notamos a importância de conhecer os diversos ramos que a profissão de escritor pode atuar e como a multidisciplinaridade é importante.


Os Desafios de ser um Escritor Contemporâneo


Existem diversos desafios sociais e financeiros que afastam os escritores de assumir essa atividade como carreira principal. Porém, para Mateus, o maior deles é se encontrar com seus leitores.


O receio de não ser lido e as críticas, assombram a mente de quem vive da escrita. Por essa razão defendo a importância de usar a técnica de público-alvo do marketing para estimar qual será o perfil do seu leitor.


Entretanto, como já ouvi de diversos escritores consolidados no mercado, tais quais Walcyr Carrasco, o seu leitor nasce junto com a sua obra.

Não tema essa etapa, é importante ser paciência e entender que a divulgação é a única fórmula para encontrar seus futuros leitores.


Ficção e Fantasia nas Mãos de Mateus Queiroz


Escritores Nacionais: Mateus Queiroz e o Mundo de Deleroth - Capa das Obras (Foto: GMRhaekyrion)

Apostando no terror/suspense, Mateus usou sua experiência com a temida paralisia do sono para criar a sua novela, que possui mesmo nome: Paralisia do Sono.


Entretanto, sua alma clama pela alta fantasia e foi assim que criou o universo Deleroth, onde nasceu as Crônicas de Deleroth, que possui um spin-off publicado no wattpad (clique aqui para acessar a história).


A publicação do primeiro livro desse universo encontra-se em processo de financiamento coletivo, onde você pode ajudar Mateus Queiroz a realizar esse sonho (acesse aqui para ajudar).


Esse tipo de estratégia ajuda muitos escritores a conseguir suas primeiras publicações, pois a produção de um livro envolve alto investimento financeiro e não temos meios de apoio acessíveis nesse sentido.


Além disso, Mateus tem três contos publicados oficialmente: A Cápsula, pela Jambô; Como uma Quimera, pela editora Sem Tinta; e Antônimos, ela Editora Flyve. Para acessar os contos, basta conferir seu instagram, no final da matéria.


“Leia mais e Escreva Antes”, diz Mateus Queiroz


Escritores Nacionais: Mateus Queiroz e o Mundo de Deleroth - Capa do Livro

Se fosse possível voltar no tempo e dar uma dica ao seu eu do passado, o que você diria?


Viagens no tempo são complicadas, quem asssiste a série Dark vai entender, mas não impede que imaginemos qual mensagem deixaríamos para o nosso eu do passado.


“Leia um pouco mais, deixe mais os games de lado e se possível, comece a escrever antes. Você não tem noção do quanto a literatura vai te fazer bem e quantos amigos e pessoas super bacanas você vai conhecer por estar nesse meio.”, disse Mateus em sua mensagem.


O desejo de ter despertado para a realidade atual há mais tempo, queremos ter vivido antes o que hoje desfrutamos, esquecendo que foi a maturidade a responsável por nos levar a enxergar a possibilidade de novos caminhos.


Por isso mesmo, acabamos apostando nessas possibilidades fictícias, que ficam como inspiração para os novos escritores. Completando, Mateus diz:


“Não desistam. Persistam sempre. Existem leitores pra você, existem público pra você, com certeza tem alguém esperando pra ler sua história e ela precisa estar pronta e com qualidade pra que essa pessoa goste. Então, estude sobre literatura, sobre escrita, sobre história, sobre o que você quer escrever, mas não desista de escrever. A persistência é o caminho do sucesso. E não se esqueça, não será no primeiro livro que você vai estourar e virar um best-seller, é preciso continuar produzindo conteúdo, aparecendo nas redes sociais e cativando um público pra alcançar ainda mais pessoas.”


Espero que Tenham Gostado. Caso queiram seguir Mateus Queiroz em suas redes sociais, fica aqui seu perfil no Facebook, Instagram, Wattpad e Blog Pessoal.


Para finalizar, deixo o booktrailer da obra aqui embaixo. Confira essa maravilha!


Apoiem a Literatura Nacional.


Beijos de Fogo.





Gostaram do Conteúdo? Ao longo do mês mais escritores nacionais serão apresentados no blog.

Não esqueçam de se inscrever para receber a notificação das novidades e compartilhem com os amigos. Vamos tornar a literatura nacional uma referência no mundo.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa