• GM Rhaekyrion

Escritor: O Desafio de Terminar o Primeiro Livro

Querido Jarbas, vamos relembrar o momento mais esquisito e incrível da vida de um escritor (a): o término do primeiro livro.


Qual a sensação de encerrar a sua primeira história? Ver seu livro finalmente pronto e prestes a passar para a etapa de publicação, diagramação e divulgação é quase inacreditável.


São tantos dias dedicados a escrever, editar, revisar e reescrever, que parece interminável. Desejava o momento de encerrar o último capítulo, mas quando esse dia chegou as coisas foram diferentes.


Órfã de Livro – O Resumo dos Sentimentos de um Escritor no Fim do Projeto


escritor, livro, primeiro livro
Escritor: O Desafio de Terminar o Primeiro Livro (Foto: Pixels)

Canso de falar nesse blog sobre a importância de encarar a carreira de escritor com seriedade, pensando em cada livro como um projeto em potencial.


Entretanto, nenhum planejamento consegue te preparar para o instante em que a última página é devidamente escrita e revisada.


Passamos tanto tempo nos envolvendo com a trama, os personagens, pensando no furo do enredo, reajustando cenas, que não nos damos conta de quão perto do final está.


É a típica mania humana, nos levando a enxergar mais o futuro do que o presente, aumentando a ansiedade a cada capítulo encerrado.


E nessa jornada, acabamos nos vendo órfãs de livro, totalmente perdidos e sem saber o que fazer com as horinhas diárias reservadas à escrita.


O Final do Livro Parece Inacreditável


A realidade é que sentimos saudades do começo da história. Chegar ao final é sempre bastante desafiador, requer disciplina e uma vontade de ferro para superar todas as crises existenciais.


Enquanto estamos perdidos com a incerteza desse término, mergulhando em sonhos de publicação, noite de autógrafos, ter um físico em mãos e os primeiros leitores, a página final se encerra e ficamos perdidos.


A rotina se desfaz e é preciso se dedicar a outros aspectos da produção literária, esses são bem menos interessantes, mas cruciais.


Quando o marketing, sinopse, divulgação, tipo de publicação e lançamentos estão ocupando nossas cabeças, sentimentos saudade do instante em que a trama da personagem era a única preocupação.


Então, entramos em um estado de saudade, como se a aventura escrita tivesse acontecido de fato. Sentimos falta dos diálogos, da construção do cenário e das milhares de revisões.


Mesmo com todo esse sentimentalismo, a emoção que percorre nosso coração é a responsável pela melhor propaganda possível. Faz parte da carreira e é essencial para crescer e começar os novos projetos.


Dicas Para Escritores Iniciantes


livro, escritor, primeiro livro
Escritor: O Desafio de Terminar o Primeiro Livro (Foto: Todoran Bogdan no Pexels)

Quem leu o Diário do Escritor do começo, sabe que abandonei alguns livros prontos, devido a quantidade de erros na história.


Entretanto, considero o Mar dos Lamentos o primeiro livro encerrado verdadeiramente, pois foi o único que realmente passou por todas as etapas e foi publicado.


Aproveitando, o livro está em pré-venda, venha garantir o seu e descobrir qual o preço da vingança. Para ter acesso aos locais de compra e a degustação, basta clicar aqui.


Além disso, tenho outro livro finalizado, que foi enviado para o concurso da Darkside e por ser o primeiro de uma saga, a sensação foi ainda mais emocional.


Agora, para você que é iniciante, aconselho a acreditar em sua obra até o fim. Coloque prazos e metas, mas não tenha medo de reajustar, caso veja necessidade.


Trabalhei diariamente sem pensar no amanhã, deguste sua obra a cada linha e não tema as revisões, elas cansam, mas são necessárias.


Então, quando finalmente terminar, se dê o direito de comemorar. Só o fato de chegar ao fim torna você vitorioso (a).


Era isso que vim falar hoje.


Beijos de Fogo.



Quer continuar recebendo as novidades incríveis do Diário do Escritor? Então se inscreva no blog e não perca os assuntos incríveis planejamentos para essa semana.


Compartilha com os amigos e família! Vamos ajudar nossos escritores a iniciar sua carreira sem pressões deletérias!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo