• GM Rhaekyrion

Escritor Iain Banks e Sua Paixão Avassaladora pela Ficção Científica

Nascido em 1954, na Escócia, Iain Banks é um escritor britânico, que encontrou na ficção científica um jeito de viver as histórias e mundos que não conseguiam sair de sua cabeça e tanto o perturbavam na época de adolescente.


Recheado de uma escrita muito íntima, capaz de mergulhar o leitor no mais profundo transe, esse artista já sabia que desejava viver da escrita desde muito cedo em sua vida.


Com uma família bem divergente, pai militar e mãe patinadora profissional no gelo, Iain estudou inglês, filosofia e psicologia na Universiade de Stirling, publicando seu primeiro livro em 1984. Tal obra foi “Fábrica de Vespas”, que foi altamente aclamada pela crítica e um sucesso tremendo.


“Queria ser escritor desde o colégio”, diz Iain Banks em seu Livro


livro, escritor, indicação, inspiração, escrita
Escritor Iain Banks e Sua Paixão Avassaladora pela Ficção Científica (Foto: BBC)

Iain Banks é um dos poucos escritores que tinha consciência desde sempre que desejava seguir a carreira no mundo das letras e história. Em sua nota no livroFábrica de Vespas”, ele fala que sempre desejou ser escritor e que se considerava um desde 1980, mesmo sem haver publicação.


Se arriscava em contos de ficção desde os 14 anos, terminando sua primeiríssima obra original aos 16, registrada em um velho diário de bordo e totalmente escrita a lápis. Nas palavras o autor, foi uma história recheada de violência e sexo.


Desde o primeiro conto, Banks não parou mais, finalizando seu primeiro romance alguns anos depois, pelo simples fato de que “ele foi inchando e inchando por umas quatrocentas mil palavras”, diz Iain.


Como todo escritor, acumulou cartas de rejeição em editoras por anos, principalmente pelo fato de a maioria não publicar ficção científica na época de 1978, até que considerou desistir da empreitada nesse gênero, tendo Fábrica de Vespas como a sua última tentativa. Então, a história estourou e sua carreira como escritor alçou voo.


A Persistência é que Faz o Sucesso de um Escritor


Muitos escritores passaram pela fase de enviar seus originais para editoras e receber diversas recusas. Se tornou praticamente uma etapa obrigatória na vida de quem deseja seguir essa carreira.


Entretanto, os que conseguiram chegar ao sucesso, principalmente de vendas, foram os que acreditaram em suas histórias, mesmo nos momentos mais difíceis, quando certos gêneros sofrem uma queda no mercado.


Trazer parte da história de Iain Banks foi para ressaltar que é a persistência que trará o sucesso. Obviamente ele não cai do céu e muito diferente da década de 70/80, hoje existem outros métodos para alcançar sua ascensão financeira, basta ser um escritor empresário.


Infelizmente Ian nos deixou fisicamente, nos deixando suas grandes obras e o exemplo de sua história para nos inspirar todos os dias.


Lembre-se: desistir não é uma opção.


Ficamos por aqui.


Beijos de Fogo.




Se deseja ler mais história de Escritores para se Inspirar, basta acessar esse link e partilhar suas experiências com as obras que aqui abordamos na Taberna mais Criativa dessa existência.


Se você é um escritor iniciante e não sabe por onde começar, vem conferir as Dicas de Escrita da Dragão Tennar.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa