• GM Rhaekyrion

Entenda Como Funciona a Classificação dos Livros

Atualizado: 22 de Set de 2020

Gêneros literários e classificação catalogada do livro, são dois assuntos extremamente importante para a vida de um escritor. Entender o funcionamento técnico por trás dos elementos textuais que envolvem seu enredo, ajudará a chegar nos seus leitores mais depressa.


Por que tudo isso é importante? Pelo simples fato de que um escritor precisa saber o que está fazendo com exatidão. Muitos escritores escrevem horror, mas classificam sua obra como terror na hora da publicação, por exemplo, e isso confunde seu público.


Apesar de extenso, o método de classificação oficial é o ponto de partida que tomaremos, mas pode se tranquilizar que as coisas serão simples e sem perder muito tempo pesquisando.


Sistema de Classificação Decimal de Dewey para Livros


classificação de livros para escritores
Entenda Como Funciona a Classificação dos Livros (Foto: autor desconhecido)

Chamado de Dewey Decimal Classification (DDC) e Classificação Decimal de Dewey (CDD) em sua tradução, esse é o sistema de classificação literária mais utilizado e o primeiro criado para as grandes bibliotecas.


Seu objetivo era reunir os livros por esferas de conteúdo, levando em consideração as ramificações das principais esferas, porque, dessa forma, as bibliotecas ficarão melhor catalogadas, facilitando a chegada dos leitores aos títulos.


Foi criada em 2011 e possui um funcionamento por centena. Ou seja, os números ajudam a direcionar as obras dentro das esferas de conteúdo. Sendo assim, existem 10 principais classes, sendo elas Generalidades (000), Filosofia (100), Religião (200), Ciências Sociais (300), Línguas (400), Ciências Puras (500), Ciências Aplicadas (600) Artes (700), Literatura (800) e História e Geografia (900).


Dessa maneira, as centenas representam a esfera principal, enquanto a dezena representa a subclassificação, que possui uma lista bem mais específica e extensa, e a unidade, é mais específica ainda. Por exemplo, 862, é uma obra de literatura portuguesa de livro.


Partindo desse pressuposto, as esferas atualmente usadas para englobar os livros foram criadas. Entretanto, uma obra pode ser uma ficção fantástica sombria e ficção científica, por exemplo. Essa flexibilidade é que confunde, mas podemos simplificá-la.


Elementos do seu “Planos de Fundo” e a Classificação do Livro


Classificação dos Livros para escritores
Entenda Como Funciona a Classificação dos Livros (Foto: Manu Cunhas)

Vocês devem ter ouvido por aí a palavra “background” do enredo, do personagem ou da escrita. Esse termo significa, ao pé da letra, “Plano de Fundo” e o que é um plano de fundo? É justamente o que vem por trás do seu livro.


O que o plano de fundo tem a ver com a classificação? Tudo! São os elementos usados no plano de fundo do seu enredo que te darão “pistas”, digamos assim, de qual esfera de conteúdo literário sua obra se classifica.


Vamos ao exemplo. Se estou escrevendo uma história onde o foco está em um casal, no amor que eles descobrem, ou tentam recuperar, nos encontros, nas desavenças, nos sentimentos e nas cenas de beijos, estou escrevendo um romance romântico. Fica fácil quando fatiamos o livro em elementos.


Outro exemplo são as ficções científicas, normalmente temos a presença de elementos futurísticos e extremamente tecnológicos, uso de termos científicos e experimentos que resultam em anomalias. Geralmente possuem uma crítica a interferência humana na natureza (seja ela fauna ou flora).


Simplificando a Classificação Literária dos Livros


Então, resumindo, os livros são classificados de acordo com o seu conteúdo e boa parte desse conteúdo possui elementos específicos de cada esfera de classificação. Diferente das obras tradicionais, as ficções literárias podem variar e possuir mais de uma esfera na mesma história.


Para chegar à conclusão certeira de qual estilo e esfera seu livro se encaixa, siga esse passo a passo:

  1. Identifique os elementos marcantes do seu enredo;

  2. Destaque-os em uma lista;

  3. Confira se esses elementos são os mesmos usados por autores de obras já devidamente classificadas (escolha livros de autores experientes e de editoras);

  4. Depois de tudo conferido, pode saborear a sua classificação sem moderação.

Continuaremos abordando esse assunto nas próximas matérias. Então, continua acompanhando o blog, se inscreva para não perder conteúdo e se você é amante nato de livros e quer aproveitar descontos exclusivos, confere as promoções clicando nesse link.


Beijos de Fogo.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa