• GM Rhaekyrion

Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela

Criaturas são uma forte pedida na hora do desafio dos RPGs da vida e, claro, da literatura. Algumas histórias trazem feras, monstros ou bestas como principal desafio da trama ou o responsável pela destruição de um lugar.


Nem sempre esses seres diferentes são considerados malignos, o nosso famoso Godzilla está aí para dar esse exemplo. Porém, quando você é um aventureiro (a) que está diante de um cenário novo e se depara com um bicho com nariz de tentáculos e garras imensas, o que você faz?


O medo e o desconhecido são responsáveis pelo nascimento da maioria das lendas em nosso mundo, dentre eles temos A Origem dos Dragões. Deparar-se com um ser estranho e de aparência assustadora pode aguçar a sua criatividade ao ponto de virar, de fato, uma lenda.


Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela
Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela (Foto: Pinterest)

Criaturas e os Desafios de Campanhas nos RPGs e nos Livros


Segundo o nosso querido dicionário, uma criatura é um substantivo feminino que consiste em: “cada um dos seres ou coisas materialmente existentes. Pessoa ou coisa, resultante de uma criação”.


Sendo assim, uma criatura nada mais é do que a criação de alguém. Mas o que isso tem a ver com a toupeira nariz de estrela? TUDO!


Aventuras são movidas por desafios e muitos deles fazem uso de seres impensáveis, que são, em sua maioria, perigosos e agressivos.


Existe coisa mais emocionante do que animais selvagens? Como uma defensora extrema das criaturas, hoje resolvi trazer uma ferinha que foi inspirada nesse serzinho tão diferente.


O que é uma Toupeira Nariz de Estrela e o que faz?


Um carnívoro típico da América do Norte, esse serzinho é um dos animais com o olfato mais apurado da história. Tipicamente subterrânea, com visão precária – quase inexistente – e uma velocidade absurda, a Toupeira Nariz de Estrela possui cerca de 100 mil fibras nervosas em seu focinho, tudo isso para detectar sua presa.


Seu olfato é tão sensível que é capaz de cheiras até embaixo d’água, em um processo de toque em bolhas de ar. É algo tão absurdo que chega a ser impossível imaginar uma criatura com essa capacidade.


A evolução age de formas estranhas, mas age e foram os milhares de anos de adaptação e pressões seletivas que a tornaram uma das melhores escavadoras.


Isso mesmo, essa criaturinha é real. Mas relaxa que ela é pequenina e totalmente inofensiva, foge da maioria dos predadores e prefere viver sua vida pacata em tocas.


Porém, se ela fosse inspiração para uma criatura um tanto... desafiadora?


Tarkyra, A Fera do Pântano


Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela
Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela (Foto: Pinterest)

Uma coisa que adoro fazer é criar seres à partir de animais reais, considerando sua evolução e as estruturas clássicas que os caracterizam. Introduzo essas criaturas nas campanhas do meu clã de RPG de Texto e nos meus livros.


Nascida da inspiração dessa toupeira, a Tarkyra é uma fera de regiões pantanosas, extremamente territorialista e de carapaça rígida, que vive nas terras lamacentas do norte de Ioverlar – universo no qual os contos de Mar dos Lamentos se passam.


A sua carapaça é tão flexível e firme que é usada para construir armaduras para os soldados de Irlandris e Ápales, ambas cidades de Ioverlar. Ela é muito procurada para esse fim, mas muito difícil de matar ou capturar, devido a sua agressividade e extrema velocidade.


Além disso, seu olfato extremamente apurado permite que sinta partículas mínimas de odor no ar. Qualquer intruso não tem chance com um Tarkyra.


Porém, ela é sensível a impactos em seu focinho, pois fica desorientada e se torna mais vulnerável.


Uma variação para essa fera foi o Kralif, que vive no deserto de Phóllen e Welwishia, ambas em Ioverlar. Esses animais aparentados com o Tarkyra sofreram uma pressão evolutiva diferente para viver em clima árido e desenvolveram melhor a audição e a visão. E são venenosos!


Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela
Criatura ou Realidade? A Toupeira Nariz de Estrela (Pinterest)

Os kralifes mostram toda a sua potência no meu novo conto A Serpente de Bronze, onde conto a história de Bannery Skarten e como sua cidade foi ameaçada por um bando dessas criaturas.


Vocês gostam de aventuras que possuem criaturas?


Beijos de Fogo.



Fontes:


Unicamp.br


NetGeo.pt


Ufrgs.br

36 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo