• GM Rhaekyrion

Conheça os Pilares da Escrita Criativa

Depois de um recesso merecido, voltamos ao que importa na vida de um escritor profissional: entender e dominar a escrita criativa.


Porém, se ainda não conferiu a origem e o que é essa bendita forma de escrita, por favor, dê uma olhadinha nessa matéria: “O que é Escrita Criativa e Como surgiu?”.


Dando uma leve relembrada, sabemos que se trata do conjunto de fatores envolvendo o estudo da arte de escrever de forma criativa. Sendo voltada para elaboração de livros ou não.


Dentro de mundo místico sobre técnicas de escrita, vamos ressaltar os principais pilares que regem essa área do conhecimento, tão importante para quem deseja viver de escrever.


1º Pilar: Escrever Com Direcionamento


Conheça os Pilares da Escrita Criativa
Conheça os Pilares da Escrita Criativa (Foto de pascal claivaz no Pexels)

O mais importante para quem deseja aprender de fato como estruturar seus textos é possuir um direcionando.


Nesse tópico acabamos nos embasando em certos conceitos do empreendedorismo e do marketing, pois a teoria é um tanto interligada.


Você precisa saber o objetivo da sua escrita. Escrever livros longos? Matérias para blogs? Contos? Crônicas? Colunas para revistas?


Costumo dizer que antes de começar qualquer iniciativa na vida de escritor é preciso se atentar a essas perguntas:

  1. O que desejo quanto escritor?

  2. Onde quero chegar quanto escritor?

  3. Que tipo de escritor desejo ser?

  4. Que tipo de leitor estou buscando?

Dependendo da sua “missão” a forma como utilizará as técnicas e a escrita criativa mudará. Só direcionamento, propósito e objetivos claros você conseguirá atingir o tal sucesso tão falado.


Por que digo isso? Porque depende muito do que se busca com a carreira e de onde você vai aplicar esse conteúdo. O escritor ou escritora que visa apenas se divertir, não terá a mesma demanda de alguém que deseja se tornar um best-seller.


Então, é primordial refletir a respeito do seu propósito.


2º Pilar: Escrever Com Técnica


Conheça os Pilares da Escrita Criativa
Conheça os Pilares da Escrita Criativa (Foto de Julia M Cameron no Pexels)

Eu sei que a palavra técnica causa um desconforto enorme, até desespero. É normal que fiquemos aversos ao novo, devido principalmente a insegurança, mas toda profissão tem o seu lado técnico, ser escritor não muda esse fato.


A verdadeira escrita criativa, principalmente a voltada para literatura, possui uma série de técnicas extremamente importantes.


Entender o que significa cada uma e como funciona é o segredo para uma história realmente marcante e de sucesso.


Stephen King mesmo defende a importância de aprender todas as técnicas de escrita, para então escolher as que mais funcionam para você.


Isso se chama estudar, aprofundar seus conhecimentos a respeito da área em que está atuando. Um escritor estuda muito para atingir a maturidade de escrita e essa dedicação nunca termina.


Então, para quem anda caindo de paraquedas nessa vida, pode se preparar para ouvir termos esquisitos, regras e padrões.


3º Pilar: Fluidez, Criatividade e Inspiração


Conheça os Pilares da Escrita Criativa
Conheça os Pilares da Escrita Criativa (Foto de Tim Mossholder no Pexels)

Outro ponto crucial da Escrita Criativa é a fluidez textual. Estudamos e treinamos para tornar a leitura fluída, fácil de seguir e confortável.


A principal característica desse método é a presença da criatividade, colocar seu toque pessoal naquele texto, usando linguagens diversas. E é por essa razão que você precisa saber qual o seu tipo de leitor, pois varia conforme o gênero literário.


Textos que usam escrita criativa possuem o objetivo de cativar, aprisionar leitores em suas linhas e para isso é preciso técnica e prática.


4º Pilar: O Treino Leva à Perfeição


Conheça os Pilares da Escrita Criativa
Conheça os Pilares da Escrita Criativa (Foto do Pixels)

Aproveitando a deixa do 3º pilar, vamos a coisa mais difícil de se fazer hoje em dia: praticar.


Treinar nada mais é que adquirir um hábito e hábitos novos nem sempre são bem vistos.


Sinto muito te decepcionar, mas não vai adiantar ler tanta coisa se não colocar em prática. No curso Nerd de Negócios, elaborado pelo Peter Jordan, o fundador do Ei Nerd!, junto ao empresário Felipe Lima, ouvi a seguinte frase: “não se torne obeso de conhecimento”.


O que significa? Que acumular conhecimento sem por em prática é a mesma coisa de ser ignorante.


Para se tornar um bom escritor é preciso praticar, treinar a escrita todos os dias, sem falta ou com a maior constância possível.


Sua evolução vai depender unicamente do quanto você estuda e o quanto você executa o conteúdo novo.


Não adianta se colocar barreiras, a escrita criativa é uma área de estudo, mas também é um estilo de vida. Ao longo do percurso conhecerá qual vertente você se identifica, como qualquer profissional que deseja se especializar, mas jamais vai existir o se livrar dela ou não a exercer em seu cotidiano.


Não só de Livros se Vive um Escritor


Como devem saber eu sou escritora de fantasia, uma romancista, que também produz conteúdo para blogs. Essa matéria está cheia de técnicas que uso para te fazer ler até o final, bem como desenvolvi um estilo de linguagem para me comunicar com você.


Quando me refiro a um escritor profissional incluo os contistas, poetas e redatores. Todos são escritores e todos precisam aprender os conceitos, regras e estratégias envolvendo a sua profissão.


Portanto, não adianta fugir, a escrita criativa é onipresente onde houver palavras se unindo em frases.


Já falei diversas vezes a respeito da teimosia do nosso cérebro preguiçoso, ele quer economizar energia o máximo possível.


Lembre-se: os indivíduos que se negam a aprender, passarão a vida com meias verdades.


Espero ter ajudado!


Beijos de Fogo.

Mar Dos Lamentos espera você. Uma ficção de tirar o fôlego, três aventuras para jamais esquecer. Adquira o seu clicando nesse link.


Se ainda não me conhece de verdade, venha descobrir meus passos no mundo da escrita no Diário do Escritor.


Mais resenhas de livros incríveis? Então venha para a Estante Literária Rhaekyrion conferir as indicações.


Conheça Escritores Nacionais e suas histórias inspiradoras acessando esse link.


Dicas de Escrita na prática, para valer e de forma didática só se vê por aqui.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo