• GM Rhaekyrion

Como Começar a Escrever a Primeira Página?

Atualizado: 20 de Dez de 2020

A maior dúvida, e quem sabe fonte de insegurança, de um escritor é sobre o começo do primeiro parágrafo. Como devo começar a escrever? Essa é a pergunta mais difícil de ser respondida e de se chegar a um consenso, porque cada pessoa possui um ritmo diferente.


Talvez a pergunta deva ser refeita para: quando escrever a primeira página?


A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o começo não é quando se escreve o primeiro parágrafo do livro.


O começo verdadeiro acontece a partir do momento em que a ideia da história, ou de uma personagem, é concebida em sua mente, te perturbando irritantemente, fazendo-se presente em cada instante do seu dia. É aí que seu processo começa.


O início está na ideia. Assim que um enredo aparece em sua cabeça, o seu livro já começou a nascer.


Qualquer grande criação, seja ela literária ou não, começa com uma ideia, a projeção da sua mente sobre um mundo, uma personagem, uma obra, uma máquina, não importa.


O Livro Nasce Na Ideia e se desenvolve com a sua Dedicação


livro e escrita para escritores
Como Começar a Escrever a Primeira Página? (Foto: GMRhaekyrion)

Uma boa dica é começar rascunhando um roteiro, coloque no papel quem são suas personagens, onde vivem, o que comem, como se locomovem! Brincadeiras à parte, separe um caderninho onde você possa colocar suas ideias e histórias.


Dessa forma na hora de começar a escrever seu livro você não se pegará apagando tudo depois do primeiro parágrafo, pois a ideia estará firme em sua mente. Quando o roteiro estiver pronto é o momento de começar a escrever, e aí você saberá como iniciar o seu primeiro parágrafo.


Mas cuidado com a procrastinação! Não vá colocar suas ideias no caderninho e depois engavetá-las. Plante-as, regue-as, fertilize-as e logo você terá uma bela obra para colher.

Então, se você sente que precisa escrever ou sua cabeça vai explodir, mesmo sem saber por onde começar, apenas digite ou escreva a mão, tudo o que está pensando. Esse já é um bom começo!


Caso sinta que o melhor é ditar, faça um grupo no WhatsApp apenas com você e lá deixe registrado o que anda se passando em sua cabeça; seja escrito ou em áudios.


Uma regra: NUNCA ignora uma ideia. Já ouvi dizer uma ideia só dá uma chance a cada alma sensível, quem a ignoa perde a oportunidade.


Espero ter ajudado!


Beijos de fogo.

Gostaram do conteúdo? Quero saber como vocês recebem as ideias e se conseguem as organizar ou apenas acumulam informaçõs. Comentem, vamos interagir!


Não esqueçam de se inscrever no blog para receber os conteúdos incríveis da semana.


E se deseja mergulhar em uma aventura incrível e cheia de vingança, então Mar dos Lamentos é a melhor opção!

173 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo