• GM Rhaekyrion

Caitlín R Kiernan: Representatividade em Livros de Fantasia Dark

Atualizado: 24 de Set de 2020

Esse livro é o que é, o que significa que ele pode não ser o livro que você espera que seja”, essas são as palavras de Caitlín R Kiernan no seu livro mais famoso, A Menina Submersa. Caitlín é uma escritora assim, do jeito que acredita ser e não faz médias para corresponder as expectativas de terceiros.


Com uma carreira bastante robusta em obras, a nossa querida Kiernan possui mais de 250 contos, dez romances, várias histórias em quadrinhos e prêmio honrosos acumulados em seu currículo. É a vencedora do World Fantasy e do Bram Stoker Awards. Não é fraca não.


Marcada pela fantasia dark, Caitlín R Kiernan sabia desde cedo que desejava seguir o ramo literário, mas seu coração também pulsava pela paleontologia. Será que os estudos fósseis a levaram a ter essa pegada sombria e mística?


Caitlín R Kiernan saiu dos museus para os livros e nunca mais parou


livro, escritor, inspiração
Caitlín R Kiernan: Representatividade em Livros de Fantasia Dark (Foto: Pinterest)

Nascida em Dublin, na Irlanda, na década de 1964, Caitlín R Kiernan partiu para os Estados Unidos ainda muito jovem. Em solo americano viveu boa parte da infância e adolescência e foi no EUA que descobriu duas paixões: os livros e os fósseis.


Quando se é tão jovem e diferente, porque todo escritor tem uma mente bem diferente do padrão, a confusão nos leva a rumar carreiras completamente opostas ao que terminamos exercendo. Não foi diferente para Kiernan e nem para a maioria de nós.


Então, ela seguiu o rumo da paleontologia e geologia, chegando a ser co-fundadora da Sociedade Paleontológica de Birminghan, em 1984. Trabalhou em museu e foi professora do ramo até 1990, quando a literatura a roubou para sempre.


O despertar da escritora em Caitlín R Kiernan


Depois dos anos 90, Caitlín começou a rascunhar suas primeiras obras. Fez diversos contos de ficção-científica obscuro, o primeiro publicado foi o Persephone. Também publicou o livro Silk, em 1998 e escreveu seu primeiro romance, The Five Of Cups, em 1992. Porém, esse úlitmo só foi publicado em 2003.


Desde muito cedo sua escrita e seu estilo como escritor acabou chamando a atenção de Neil Gaiman, que a convidou para fazer uma parceria em um spin-oof do universo de Sandman. Dá para imaginar?


Escreveu diversos personagens para o The Dreaming e continuou com Gaiman por muitos anos de sua vida. Chegando a participar de uma banda, que teve seu nome em homenagem a um dos personagens do autor.


Além disso, Gaiman é seu grande fã e não mede palavras para elogiá-la e reafirmar que suas obras “beira o assustador”. Realmente, ele está certo, Caitlín R Kiernan escreve para arrancar suspiros de seus leitores e A Menina Submersa é a prova viva disso.


Literatura e Paleontologia juntas para sempre


livro, escritor, inspiração
Caitlín R Kiernan: Representatividade em Livros de Fantasia Dark (Foto: GMRhaekyrion)

Costumamos ouvir que precisamos nos dedicar exclusivamente em uma área da vida, porque essa é a nossa carreira. Entretanto, as coisas não são tão excludentes assim. Caitlín R Kiernan nunca deixou a paleontologia, publicou diversos artigos sobre os mosassauros e velociraptors, continuando a se dedicar a carreira de paleontóloga.


No ano passado (2019) a escritora assumiu o cargo de pesquisadora e preparadora de fósseis no Alabama. Somos diversos, temos muitos gostos e desejos. Por que limitar quando podemos abranger?


Temos a terrível mania de acreditar que somos feitos para agir em um único ramo profissional, mas a verdade é bem mais colorida, fantástica e abrangente. É aquela velha história: quem nasceu para cálculos, não entende de humanas e vice-versa. Mentira.


Já ouviram falar de Nathália Acuri? Para quem nunca viu mais linda, a Nath é fundadora do canal Me Poupe!, um dos maiores canais de finanças do Brasil e é formada em jornalismo. Humanas e cálculos juntos. Ela é só um exemplo de como podemos seguir ramos diferentes da vida ao mesmo tempo e fazer sucesso.


Não se limitem, Caitlín R Kiernan está aí para provar isso.


Beijos de Fogo.

Posts recentes

Ver tudo