• GM Rhaekyrion

As Redes Sociais Deram um Up na minha Carreira de Escritora

Querido Jarbas, vamos falar de um assunto bem polêmico e que está tomando conta da vida das pessoas de forma catastrófica, mas que continua sendo muito útil no âmbito profissional: as Redes Sociais.


Posso dizer que fui a primeira a lutar contra usar minhas redes sociais para divulgar meu trabalho como escritora. Não queria ser a bloguerinha do livro, mas o que aconteceu? Acabei cedendo e minha carreira simplesmente decolou.


Aconteceu da noite para o dia? Estou milionária vivendo na Suíça? Ainda não! Mas meu alcance aumentou, ouso dizer que tenho leitores fora do meu círculo de amigos, e esse up me ajudou demais na consolidação dos meus escritos.


Lutei contra o Uso das Reses Sociais para um Escritor e Perdi Feio


livro, escritor, diário, dicas, escrita criativa
As Redes Sociais Deram um Up na minha Carreira de Escritora (Foto: Cristian Dina)

Confesso que foi muito difícil fazer a transição do anonimato e divulgação de link de blog no Facebook, para realmente me posicionar como uma influenciadora digital.


O momento do meu despertar para o uso do Instagram como meio de divulgação foi quando participei da Semana do Escritor, liderada pelo Rafael Magalhães, do Precisava Escrever. Assistir às suas aulas me ajudou a entender como precisava das redes sociais ao meu favor.


Já trabalhava com algumas técnicas de SEO e copy na produção de matérias para blogs – uso boa parte dessas técnicas aqui e agora e você nem percebe –, então aprender os bastidores das mídias não foi difícil.


Entretanto, a decisão de mostrar minha cara, gravas stories, criar layout, escolher logo e tornar meu Instagram pessoal em uma marca foi bem difícil, principalmente na hora de fazer as artes de plano de fundo, porque não levo jeito com designer.


As Redes Sociais foram aliadas na Formação da Carreira do Escritor


livro, escritor, dicas, diário, redes sociais
As Redes Sociais Deram um Up na minha Carreira de Escritora (Foto: Tracy Le Blanc)

Sei que parece assustador ter que criar conteúdo para uma rede social tão visual, confesso que é bem cansativo, principalmente por não gostar de viver grudada no celular. Entretanto, a liberdade e as oportunidades que surgem quando você se torna conhecida na mídia digital valem muito a pena.


Já sabia que nenhuma editora, seja tradicional ou não, vai se comprometer com o marketing – divulgação – da minha obra, apenas eu e precisava construir uma audiência, pois tenho em mente me tornar uma escritora independente.


Então, uma das formas de grudar leitores e possível compradores, é criar tornar meu conteúdo passível de ser postado em um Instagram.


Não foi fácil, fiz diversos testes, aprendi com erros e continua aprendendo muito, principalmente por não achar ninguém com o padrão que criei, mas acho que valeu a pena.


A parte complicada é lidar com a ansiedade, que sempre me perseguiu ao longo da vida e é por isso que venho limitando meu uso nas redes sociais, me dando horários para fazê-lo e, lógico, praticando atividades longe da tela.


Ferramentas Precisam Continuar Sendo Ferramentas


livro, escritor, dicas, diário, redes sociais
As Redes Sociais Deram um Up na minha Carreira de Escritora (Foto: Pexels)

Durante essa trajetória no mundo da escrita, venho tendo cada vez mais certeza de que precisamos ser multidisciplinares. Saber um pouco de artes visuais, de designer, de marketing, de nutrição, de oratória e por aí vai.


Usar as ferramentas digitais a nosso favor é ser multidisciplinar, é aprender sobre como funciona as engrenagens por trás e usá-las para a sua carreira de escritor. Porém, elas precisam continuar sendo ferramentas e não dominar a sua vida.


É muito fácil cair na pilha de comparação, de pressão para ter altos alcances, se deixar enlouquecer com números e métricas e esse foi um dos motivos que usava para me manter longe. Só que precisava me divulgar.


Então, costumo colocar horários para usar o celular, para ter os momentos de interação com os seguidores, de ver os stories de colegas parceiros. Isso me ajudou muito e continuo crescendo.


Uma coisa que todos precisam saber: nada é da noite para o dia e os números de terceiros não são os seus. Ser gata por cada pequena conquista me ajudou a controlar a ansiedade, viver o agora, aproveitar as vitórias atuais.


Outro ponto de liberdade é estudar, conhecimento liberta, jamais esqueça disso. Continuo sendo muito grata e se quiser conhecer mais sobre meu Instagram, basta clicar aqui.


Por hoje ficamos por aqui, Jarbas.


Beijos de Fogo.



Gostou do contéudo? Então deixa aquele comentário incrível. Não se esqueça de se inscrever para ficar por dentro das novidade exclusivas.


Gostaria de saber como comecei no mundo da escrita? Basta acessar esse link e acompanhar a jornada que trilhei até chegar nesse blog e ao meu primeiro livro publicado.


Aproveite para partilhar suas experiências aqui na Taberna mais Criativa dessa existência. Não tenha medo, comente!


Se você é um escritor iniciante e não sabe por onde começar, vem conferir as Dicas de Escrita da Dragão Tennar.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo