• GM Rhaekyrion

Aprenda a Organizar Seu Tempo para Estudar Escrita Criativa

Organização pode ser uma palavra gratificante ou aterrorizante, dependendo de quem a escuta. Porém, para escritores é a alma do negócio, faz parte da rotina. Ou deveria fazer.


A vida é resumida em hábitos, sejam eles ensinados desde a infância ou adquiridos tardiamente. Não importa sua profissão ou se envolve trabalho, todos nós temos hábitos.


Sendo assim, adquirir um sistema de organização também é uma questão de hábito, e quando falamos de estudar escrita criativa é preciso compreender o valor do mesmo em sua rotina.


Ser escritor é aceitar a necessidade de estudar com frequência. É importante se informar, aprender sobre novas esferas, entender como funciona as técnicas.


Isso te fará um profissional melhor, aumentará seu conhecimento, te dará estratégias para vencer os obstáculos da falta de inspiração, mas é preciso ter disciplina e entender que a organização é fundamento.


Por essa razão trouxe algumas dicas valiosas para te ajudar a criar um bom hábito de estudo em escrita criativa.


Aprenda a Organizar Seu Tempo para Estudar Escrita Criativa (Foto de Ylanite Koppens no Pexels)

Reserve um Horário para Escrita Criativa


Do mesmo modo que você separa um tempinho para escrever e se dedicar a sua história, o mesmo deve ser feito para seus estudos.


É fundamental ter um momento do seu dia apenas para aprender uma técnica nova, praticar, ler sobre ou consumir uma biografia de um escritor que você admira.


Escrita criativa envolve diversos aspectos da arte de escrever, não necessariamente é aprender técnicas e padrões.


Sendo assim, use esse horário para estudar de fato, consumir algo que fará sua carreira crescer.


Isole-se do Mundo e Estude


Depois de reserva um horário para chamar de seu, tente se isolar completamente de outros estímulos além de estudar.


É comum buscarmos nos distrair quando estamos adquirindo um hábito novo, principalmente quando envolve aprender e colocar nosso cérebro preguiçoso para funcionar.


Então, busque ficar em um ambiente longe de estímulos distrativos. Assim você terá mais foco e será mais produtivo, sua hora renderá muito mais.


Essa dica também funciona para seus momentos escrevendo.


Deixe o Ambiente de Estudo Limpo


Alguns profissionais e cientistas estudam a importância de se ter um ambiente de trabalho limpo visualmente.


Se você gosta de escrever ou estudar em uma escrivaninha, busque deixá-la limpa, sem objetos desnecessários, apenas o importante para agora.


Ou, se gosta de ler na cama, então organize os travesseiros, estique o lençol. Faça aquele lugar ser agradável, organizado.


Manter um lugar limpo, claro, transmite a sensação de conforto e faz seu cérebro se condicionar a produzir, a ficar inspirado.


Escreva o Que Entendeu em um Caderno


Você costuma fazer um resumo após finalizar seus estudos? Se não possui esse hábito, pode começar a considerar adquirir.


Tentar resumir, com suas palavras, o que entendeu de um assunto, ajuda na fixação do conteúdo e a perceber o que não conseguiu dominar.


Após suas leituras, sejam por capítulos ou por assunto, ou técnica, faça uma anotação em um caderno, a mão, sobre o seu entendimento.


Escrever à mão aumenta as conexões sinápticas, aumentando sua capacidade cognitiva, resultando em uma melhor fixação do conteúdo.


Essa é a melhor forma de adquirir memórias a longo prazo, as que vão ficar contigo pelo resto da sua vida.


Além disso, se você passa o dia digitando, diante da tela, o caderno ajuda a descansar a sua vista e a se desligar do mundo online, reduzindo a ansiedade e o estresse.


Pratique Sempre!


A teoria só se concretiza com a prática. Não adianta ler absurdos e não por a mão na massa. Boa parte do aprendizado em escrita criativa é praticar, saber se aquela técnica ou conceito conseguem conversar com o seu estilo de escrita.


Empanturrar-se de conteúdo de nada adianta, ficará para sempre sem de fato saber se funciona para você.


Conteúdo sem a prática vira apenas conceito vazio, então, pode esquecer a preguiça e vamos colocar a munheca para trabalhar.


DICA EXTRA:


Aprenda a Organizar Seu Tempo para Estudar Escrita Criativa (Foto de Lum3n no Pexels)

Jamais tome como verdade absoluta os dizeres de outros pensadores e autores. Se existe uma coisa que aprendi na minha vida de cientista é ter pensamento crítico.


É muito importante absorver, analisar e extrair o que VOCÊ pensa a respeito de qualquer assunto. Isso inclui as técnicas, os padrões e todo o falatório literário sobre obrigações de escrita.


Arthur Schopenhauer, no livro A Arte de Escrever, afirma que as pessoas leem sem pensar, apenas consumindo o pensamento alheio.


Conselho está dado.


Espero que tenham gostado!


Beijos de Fogo.



Mar Dos Lamentos espera você. Uma ficção de tirar o fôlego, três aventuras para jamais esquecer. Adquira o seu clicando nesse link.


Não esqueça de se inscrever! Recebe as novidades da semana em primeira mão.


Se ainda não me conhece de verdade, venha descobrir meus passos no mundo da escrita no Diário do Escritor.


Mais resenhas de livros incríveis? Então venha para a Estante Literária Rhaekyrion conferir as indicações.


Conheça Escritores Nacionais e suas histórias inspiradoras acessando esse link.


Dicas de Escrita na prática, para valer e de forma didática só se vê por aqui.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa