• GM Rhaekyrion

Alta Fantasia Nacional nas Mãos Mágicas de Thiago Nazarko

Atualizado: 26 de Nov de 2020

Thiago Estrope Nazarko ou, preferencialmente, Thiago Nazarko, é um escritor nacional de alta fantasia, que se dedica a criar mundos fantásticos apaixonantes.


Residente de Londrina (PR), sua vida de escritor começou em um momento bastante inusitado da existência humana, porém, extremamente importante.


A forma como ousa, representa, usa e abusa da imaginação, conquista o leitor imediatamente. Além disso, existem dragões em suas histórias e esse fato já é o bastante para me pescar.


Epifania e Reflexão Fazem Parte do Despertar do Escritor


escritores, livros, alta fantasia, escrior nacionais
Alta Fantasia Nacional nas Mãos Mágicas de Thiago Nazarko (Foto: Aquivo Pessoal de Thiago Nazarko)

Thiago Nazarko é um RPGista nato, mestre de uma mesa de RPG tradicional, e seu romance com a fantasia se deu desde muito cedo.


Entretanto, após a vida adulta, Thiago precisou seguir uma carreira diferente, o que não é incomum para a maioria dos escritores, visto que não temos orientação ou incentivo à seguir carreiras envolvendo artes e entretenimento.


Sendo assim, assumiu a posição de porteiro e vigia, sem dar ouvidos ao verdadeiro clamor de seu coração.


Até que resolveu refletir a respeito de sua existência profissional. Sua missão começou ao tentar encontrar algo, uma habilidade, a qual soubesse fazer e amasse, e ainda fosse uma profissão.


Mergulhou nas águas gélidas e turbulenta das lembranças, vagando a esmo em seu interior, na tentativa de clarear alma e mente. Foi quando seu cérebro automaticamente o bombardeou com uma personagem, lhe entregando uma imagem e o começo de uma história.


Vendo-se dando ouvidos a esse novo ser, elaborando seu passado, suas habilidades, quem foi e quem seria, Thiago percebeu que criar era a sua paixão.


O RPG e os Livros de Ficção Caminhando Juntos


Ao se dar conta de que criava uma história para um livro, Thiago começou a entender de onde vinha a sua vontade de escrita. Compreendeu que o RPG foi o propulsor.


Elaborar campanhas, ficha de personagens e bestiários foi sua primeira escola de escrita criativa e ele, nem ninguém que joga RPG, se deu conta.


Partilho desse começo, pois foi dentro do Rolling Play Game que encontrei a paz necessária para viver e só notei ser essa a minha vocação quando entrei em um colapso existencial.


“Foi ali que eu soube o que precisava fazer, foi ali que eu entendi que minha vontade de retornar ao passado se dava a voltar a criar e contar histórias e não somente jogar RPG.”, disse o escritor.


A partir daí Thiago não parou mais, iniciando seu projeto de escrita já com uma saga em mente e se considerando escritor profissional desde 2018.


Publicação Independente no Brasil e as Mídias Sociais


livro, escritores nacionais, escritores, alta fantasia
Alta Fantasia Nacional nas Mãos Mágicas de Thiago Nazarko (Foto: Aquivo Pessoal de Thiago Nazarko)

Atualmente, Thiago possui um conto publicado em uma antologia, pela editora LURA, que tem o foco em horror e fantasia dark. A pré-venda já está disponível aqui e você pode garantir seu exemplar e conferir o trabalho incrível desse escritor nacional.


Só que as novidades não param por aí! Thiago Nazarko também sustenta contos gratuitos na plataforma Watpad, basta clicar aqui para conferir. Posso garantir que vai se apaixonar na primeira linha.


Visto que, a representatividade é a sua marca registrada. Começando pelo protagonismo feminino, que se encontra presente em quase todas as suas histórias. Sendo, justamente, uma mulher, a tal personagem que o carregou de vez para o mundo da escrita.


E tal saga da epifania? Um livro bem feito demanda tempo e Thiago ainda não publicou o seu primeiro bebê literário, mas é uma promessa para a primeira metade de 2021. O projeto é em parceria do co-autor Mateus Guerreiro, por quem Thiago tem muito apreço.


Enquanto isso, suas linhas percorrem os contos, ganhando espaço no mundo digital. Ambiente esse considerado uma oportunidade para escritores, principalmente por proporcionar a publicação sem a necessidade de investimento altos.


“Aurora Rubra” é o nome da sua primeira saga, que tem o “Forja de Heróis” como primeiro livro e para alegrar à todos, temos essa imagem linda da capa.


Desafios da Escrita e uma Mensagem Valiosa


Sabemos que a vida de escritor não é fácil e possui pouco reconhecimento, mas esse não é o único e nem o principal desafio.


Ao ser questionado sobre a maior dificuldade enfrentada nessa carreira tão incerta, Thiago admite que se manter forcado e controlar a ansiedade são seus maiores vilões.


Está se tornando comum demais as pessoas se queixarem de desvio da atenção por causa da ansiedade.


É desafiador saber lidar com as pressões internas, externas e a incerteza do futuro. Ansiedade é um mal guloso, que consome a mente silenciosamente e em larga escala.


Não foi à toa que abordei a Saúde Mental x Criatividade na minha primeira live ao vivo – clique aqui para ter acesso –, sentia que os escritores modernos viviam um frenesi competitivo, travando batalhas contra o tempo e contra os colegas de carreira.


Ouvi uma vez do escritor Rafael Magalhães sobre o privilégio de não termos concorrência, pois ninguém lê apenas um livro, muito menos apenas um autor. Então, só há vantagens em divulgar colegas.


Afinal, precisamos nos apoiar para que a literatura nacional conquiste espaço, seja forte, concisa e acessível aos diversos públicos.


O seu ‘Eu’ do Passado pode te Ouvir


O amadurecimento carrega porcentagem considerável de arrependimento, vemos o quanto éramos imaturos, o quanto perdemos tempo com coisas banais, sem nos darmos conta da maravilha do agora.


Porém, esquecemos justamente esse pequeno detalhe: hoje possuíamos maturidade, portanto, enxergamos a realidade de forma diferente da pessoa que deixamos para trás.


O constante movimento psicológico humano nos leva a esses questionamentos, por simplesmente pensarmos em ter mais tempo para viver o melhor do agora.


Thiago presou pelo zelo, caso pudesse falar com seu ‘eu’ do passado, pedindo para que guardasse todo o material criativo em um lugar seguro, pois um dia poderia precisar.


E para se despedir, deixou uma mensagem importante aos novos escritores. Quem está começando se sente perdido, principalmente pela falta de incentivo, apoio e espelho na sociedade.


Mas nem tudo está perdido e podemos fazer diferente da geração passada, tornando os futuros escritores mais seguros de si.


Independente de como, do que ou de onde, apenas:


“Escreva! Se você tem vontade de escrever, tem uma ideia, quer fazer um livro de receitas, autoajuda, ficção cientifica ou fantástica, não importa o que, ESCREVA. Escreva todos os dias, mesmo que pouco, mantenha-se em contato com sua obra e seu desejo de pôr as letras no papel e quando perceber terá um livro. Independente de que seja bom ou ruim, o aprendizado adquirido no processo fará com que o próximo fique melhor. Esteja aberto a críticas construtivas, mas saiba ignorar aquelas que nada te acrescentam.”


Você pode seguir o escritor Thiago Nazarko no Twitter, Instagram ou Wattpad.


Deixo vocês nas mãos desse escritor incrível.


Beijos de fogo.



Gostaram do Conteúdo? Ao longo do mês mais escritores nacionais serão apresentados no blog.


Não esqueçam de se inscrever para receber a notificação das novidades do mês de novembro.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo