• Rachel Ciríaco

Água Viva, o Livro que é Um Poema à Vida

Atualizado: 29 de Set de 2020


É difícil classificar e falar sobre o livro Água Viva. Enquanto lia sentia que quanto menos me esforçasse para tentar entender aquelas palavras tão profundas, mais entenderia o que queria dizer a autora, pois não era com a razão que a mensagem se processava, mas com o coração.

Água Viva é uma obra de Clarice Lispector, classificada no gênero de ficção literária brasileira, foi publicada em 1973, pertencendo a terceira geração modernista. Com 93 páginas, a edição, é de uma sensibilidade tão grande que capta o leitor do início ao fim, tornando incomoda qualquer interrupção.

A versão mais recente foi publicada pela Editora, Rocco, que durante o ano de 2020, tem feito diversas homenagens, visto que é o ano do centenário de Clarice Lispector. Segue o post que vamos falar mais sobre essa obra.

Água Viva, um livro que flui como as águas de um rio


livro, clarice lispector, água viva, resenha
Água Viva, o Livro que é Um Poema à Vida

No livro, a personagem que o narra, sem uma linha cronológica ou enredo pré-formatado, é uma pintora que toma gosto pelas palavras, e do mesmo modo que pinta, pincela seus pensamentos no papel como quem simplesmente vai deixando toda a emoção fluir.

Sem necessitar de roteiros, ela expõe emoções, que saltam das alegrias mais exaltadas às feridas mais dolorosas. Conversa com o leitor como se fosse muito próximo dele, talvez nem se dê conta de que fala para um terceiro e apenas converse consigo.

Aborda temas muito espinhosos de maneira tão sutil e tão capaz de penetrar fundo da alma de quem lê. Talvez Água Viva seja isso, a alma de Clarice tocando o coração do leitor.

Água Viva, eu diria, é uma leitura obrigatória para todos os amantes da poesia e dos livros, e principalmente aos amantes de Clarice Lispector. Viva a literatura brasileira.

17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo