• GM Rhaekyrion

A Importância da Revisão Crítica para o Escritor e seus Livros

O que classifica um livro como bom? Quais são as regras? Os pré-requisitos? Gosto literário é subjetivo, sabemos muito bem, mas existem certos aspectos, altamente significantes, quando se fala sobre histórias realmente boas.


Aposto que você já leu algo que tenha um final incoerente, desconexo, ou personagens que mudam de personalidade repentinamente, diálogos sem sentido ou, totalmente descartáveis. Descrições escassas ou exageradas, cenas que se repetem, enfim, uma história ruim.


Cada classificação ruim oriunda de um enredo fraco possui uma falta de estruturação técnica, muitas vezes se quer percebida pelo escritor. Porque, a história pode fazer total sentido em nossas cabeças, mas realmente estamos conseguindo traduzi-la ao leitor?


É aí que o revisor crítico aparece e a revisão crítica faz toda a diferença.



A Importância da Revisão Crítica para o Escritor e seus Livros
A Importância da Revisão Crítica para o Escritor e seus Livros (Foto de Markus Winkler no Pexels)


O Que é Uma Revisão Crítica?


Apesar da gama variada de gêneros literários, toda boa história precisa fazer sentido. Independente dos elementos escolhidos, a coerência é uma regra unânime dentro da literatura.


O revisor crítico nada mais é do que um escritor que entende as técnicas por trás dos parágrafos e cenas dos livros. É uma pessoa treinada para enxergar as minúcias despercebidas pelo autor.


Portanto, a revisão crítica nada mais é do que uma análise técnica a respeito da estruturação do seu enredo.


Não confundam com correção ortográfica. A revisão crítica foca nos aspectos, digamos, conotativos; objetiva evidenciar os elementos de maior força naquela obra e os que podem torná-la ruim.


Por que a Revisão Crítica é Importante?


Vamos para a seguinte situação: você tem uma história fantástica que mostra uma personagem forte, que busca achar um tesouro mágico, para isso ela vai precisar conquistar a graça do Rei. Mas como chegar ao Rei? Pretensiosamente essa pessoa cai de paraquedas em um dos bailes reais, mesmo sendo pobre e jamais tendo acesso à roupas que possam dizer o contrário.


Onde está o erro? Justamente nessa sequência de fatos “facilitadores” que, na vida real, não fazem muito sentido e se tornam meras desculpas para a sua personagem chegar aonde você quer, sem pensar demais.


“Mas eu escrevo para fugir da realidade, Gabi. É para ser fantasioso mesmo.”


O que separa o sucesso de leitura de você é justamente o cuidado de pensar nos mais minuciosos detalhes, para que tudo faça sentido. Entregar nas mãos de um profissional, que te mostrará onde sua história deixa a desejar e onde ela arrasa corações, pode te fazer um best-seller.


Além disso, a revisão crítica pode te ensinar a melhor maneira de sanar os deslizes, que tenham passado despercebidos. Por meio de sugestões, os revisor (a) te indicará os caminhos possíveis para a sua história ficar incrível.


Quais Aspectos a Revisão Crítica Analisa?


Estrutura


Começando pela estruturação, a forma como os parágrafos são separados, a indicação de diálogos, pensamentos e passagens de tempo, o revisor vai classificar se a estrutura atrapalha ou ajuda na leitura, pois faz toda a diferença.


Imagina pegar um texto todo bagunçado, o esforço para entender o que é o quê diminui o interesse do leitor.


Coerência


Depois, talvez o aspecto mais importante, é a coerência. Sua história faz sentido? Essa é a pergunta que o revisor coloca de lado e vai traçando razões a cada cena lida.


Personagens


Chegamos à formação de personagens. Estão bem construídos? Seus arcos estão coerentes? Seguem o proposto pela história? Se você se sente desesperado (a) só de ler essas perguntas, então está na hora de contratar um revisor, pois precisará saná-las com maestria, caso deseje agregar o maior número de leitores possível.


Diálogos


Passamos pela construção de diálogos, que precisam refletir a personalidade dos personagens ou mostrarem aspectos do enredo de forma estratégica.


Os diálogos são as curvas detalhadas, as minúcias, o acréscimo. Conversar sem sentido ou sem a menor elaboração só afastam o leitor do seu livro.


Descrição e Imersão Sensorial


Vamos às descrições e imersão sensorial, que ajudam no envolvimento da história, passando sentimento ao leitor e o situando onde as personagens estão no texto.


Não adianta o cenário estar totalmente claro em sua cabeça, seu leitor não vai entrar na sua mente. Entretanto, exageros deixarão a leitura massante e cansativa. É preciso ponderar e muito esse elemento de escrita.


Premissa e Críticas


Premissa e críticas são o núcleo da sua história, a mensagem que o leitor levará para casa e ficará marcada para sempre em sua memória, caso seja bem construída.


Toda obra tem uma "moral", um centro pelo qual se iniciou a ideia, motivou a sua escrita e te fez tecer esse enredo. Será que esse ensinamento, essa crítica, está clara? É essa pergunta que o revisor vai ajudar a responder.


Demais Aspectos


Além desses aspectos, temos o desenvolvimento dos relacionamentos, arcos da trama, passagem de cena, formação de mundo e construção de gênero literário.


Quanto Cobra um Revisor Crítico?


O valor de qualquer serviço literário é cobrado por lauda, um cálculo editorial feito a partir dos caracteres com espaço, para extrair a verdadeira quantidade de páginas de um livro.


Dependendo do reconhecimento o revisor, de quanto tempo ele dedicará à leitura e de como trabalha, o valor cobrado por lauda varia de R$ 5,00 até R$ 10. Existem muitos outros valores no mercado e isso vai depender muito do profissional que você está contratando.


Mas, fique esperto, não caia na silada de contratar um profissional para te dar uma leitura beta, não técnica, e ainda te cobrar horrores.


Pergunte como é o serviço, de faz ficha de análise, se você possui garantias, se tem contrato de proteção para a sua obra e o prazo de entrega.


Espero que tenha ficado claro!


Seja verdadeiro (a) comigo, você sabe se todos esses aspectos estão funcionando na sua história?


Para sanar essa dúvida contrate um revisor crítico e não tenha medo de apostar de verdade na sua história.


Lembre-se: seu livro precisa ser entendido e despertar empatia.


Caso deseje saber como faço as revisões críticas, entre em contato comigo pelo direct do Instagram e vamos bater um papo!


Beijos de Fogo.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020-2021, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa