• GM Rhaekyrion

5 Dicas Mágicas Para Escrever Livros de Alta Fantasia

A alta-fantasia se caracteriza por histórias escritas em universos e mundos criados pelos escritores. São livros onde a realidade é a ficção.


Basicamente, criamos uma civilização, comércio, política, criaturas e religião. Mas, como sustentar aspectos tão complexos da nossa sociedade sem que soe amador?


O segredo para solucionar esse mistério envolve muito estudo, treino e 5 dicas mágicas, para que seu livro nunca mais tenha deslize.


Pode se despedir da insegurança e do bloqueio criativo. Dê adeus às dúvidas e venha se tornar o próximo grande escritor best-seller.


Livros de Alta Fantasia Exigem Dedicação Contínua e Muito Estudo


Quem disse que um escritor não estuda? Começo rompendo o primeiro estereótipo com relação a escrita.


Nenhuma criatividade se sustenta sozinha, as ideias precisam de fatos concretos, que só são obtidos através dos estudos.


Dica 1: A Pesquisa é Fundamental


5 Dicas Mágicas Para Escrever Livros de Alta Fantasia (Foto: Pinterest)

Nenhuma ideia mirabolante se sustenta sozinha. Qualquer grande escritor desse Gênero Literário vai te listar o quanto pesquisou para obter o mundo de seus livros.


A maioria das referências de escritores conhecidos na alta fantasia é internacional. Tolkien e Martin trabalharam muito na pesquisa para montar seus universos, chegando a somar anos de dedicação àquele povo nascido do fruto da sua criatividade com a pesquisa.


Felipe Castilho doou o sangue para cultivar Ordem Vermelha e esse é um escritor nacional. Dá para sentir, em cada linha, os pilares da ditadura fanática, controle religioso e exploração compulsiva.


Para construir meus mundos, normalmente pesquiso sobre as civilizações antigas que possuem a “cara” que desejo aplicar. Estudo cultura, formas de ser, crio raças baseadas nas teorias na evolução.


Obviamente deixo os toques de pura criação em diversos detalhes, mas não sou capaz de criar algo realmente sólido sem me basear em teorias científicas e histórias reais.


Então, largue de preguiça e use a internet a seu favor: pesquise. Uma história e mundo bem feitos requerem estudos densos.


Dica 2: Ideias Concretas Fazem Bons Livros de Alta Fantasia


5 Dicas Mágicas Para Escrever Livros de Alta Fantasia (Foto: Pinterest)

Seguindo a trilha da pesquisa, vamos ao segundo platô e um dos mais importantes também. Saia do fascínio da ideia e comece a lapidá-la, até que se torne algo crível.


As pesquisas ajudam a deixar a casca da empolgação de lado, dando voz ao racional. Não dá para se guiar apenas com a emoção.


Escreva tudo que está passando pela sua cabeça, descarregue a imaginação. Depois, vá pontuando cada pedacinho, destrinchando os detalhes, até que se torne realmente um projeto concreto.


O livro de alta fantasia que se destaque das cópias da Terra Média, são àqueles onde o autor trabalharam arduamente em lapidar as ideias, sendo auxiliados por robustas pesquisas.


Vai uma dica de brinde: esqueça o prazo final. Demanda muito tempo e esforço construir mundos, a pressa só cria ansiedade, que é inimiga da motivação e você vai precisar de muita se quiser seguir até o fim do projeto.


Tenha metas curtas, como: decidir sobre a formação política em uma semana. Escrever alta fantasia é um trabalho a longo prazo, se conforme com esse fato.


Dica 3: Controle a Sua Imaginação


5 Dicas Mágicas Para Escrever Livros de Alta Fantasia (Foto: Cenário Warcraft Pinterest)

Depois que você estudou direitinho e deixou suas ideias bem amarradas, você vai precisar esquecer as ramificações e pontos de vistas, criados pela imaginação.


O poder de criar dos escritores de fantasia é perigoso, quanto mais nos permitimos imaginar, mais “se’s” surgem sobre a ideia original.


Saiba limitar sua imaginação. É preciso simplesmente concordar que até aquele ponto já deu. Quando finalizar seu projeto e tudo estiver nos conformes, apenas aceite que terminou.


Os spin-off que surgem no caminho precisam ser calados ou você nunca terminará seu livro.


Dica 4: Esqueça Os Padrões do Gênero


5 Dicas Mágicas Para Escrever Livros de Alta Fantasia (Foto: Personagens do Livro Ordem Vermelha Pinterest)

O clichê e os padrões de mundos da alta fantasia são constantes. A Terra Média criou uma espécie de imã imaginário, onde todas as pessoas escrevem variações sutis sobre a mesma coisa.


Tolkien foi brilhante, é importante lê-lo e usá-lo como fonte de estudo, mas dê voz ao diferente. Ao que ainda não foi feito.


Criem estímulos visuais diversos para o leitor. Por que não pensar em uma democracia em um cenário indígena em alta fantasia? Ou as criaturas serem do folclore africano?

Temos uma diversidade imensa de povos e cultura na Terra, basta pensar fora da caixinha.


Dica 5: Crie Personagens com Histórias Marcantes


5 Dicas Mágicas Para Escrever Livros de Alta Fantasia (Foto: Livros Asas de Fogo - Amino Apps)

Vocês vão me ver repetir essa dica em quase todas as histórias, pois são a alma do bom livro.


Uma personagem é uma pessoa, a diferença é que ela existe apenas dentro do seu livro. Um ser humano possui família, passado, infância, traumas, medos, inseguranças, desejos e sonhos.


Quem mais está cansado do herói que simplesmente é heroico e vai ser o único solidário a salvar o mundo?


Boas personagens possuem defeitos, falhas que serão abordadas ao longo dos desafios os quais ela vai enfrentar e que pode ser apenas cair na aventura devido uma coincidência ou puro acaso.


A estratégia mais preciosa é criar fichas de personagens. Coloque na ficha tudo que tange uma pessoa: idade, sexo, orientação sexual, família, traumas, pontos fortes, pontos fracos, sonhos, desenhos e medo.


Permita que aquela pessoa, que está nascendo em sua cabeça, ganhe características realmente marcantes.


Como adquirir isso? Trabalhando muito, elaborando a ficha, enquanto pensa na história que sua personagem teve antes do enredo do livro e que vai ser um reflexo da cultura e tipo de civilização que você anteriormente criou.


Preciso fazer isso para todos as personagens? Pelo menos para a maioria, incluindo, principalmente, os vilões.


Pois é, Criadores de Mundos, escritor trabalham muito. Ninguém disse que seria fácil.


Beijos de Fogo.




Gostou das dicas? Quer receber mais técnicas de escrita sem enrolação e com qualidade de primeira? Então se inscreva no blog e fique por dentro das novidades.


Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com todos os amigos. Vamos espalhar conhecimento para todos os escritores desse mundo.


Quer ter acesso aos livros aqui citados? Então clica aqui e venha degusta as ofertas.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa