• GM Rhaekyrion

5 Dicas Extraordinárias para Escrever Livros de Ficção Científica

Ciência e Escrita Criativa, será que dá um casamento duradouro? Por mais esquisito que possa parecer, os dois conceitos estão totalmente ligados. Digamos que sejam verdadeiras almas gêmeas.


Uma boa ciência nasce da junção da curiosidade com a criatividade. Quem trabalha com pesquisa, como um dia trabalhei, sabe muito bem disso. Agora, livros de ficção cientifica realmente apaixonantes?


Calma, Criadores de Mundos, é muito mais simples do que imagina. Depois dessas dicas nunca mais terá dificuldade em conectar seus neurônios criativos com os racionais. Preparem-se para a melhor experiência das suas vidas.


Livros de Ficção Científica Exigem Pesquisas Reais


Para começar, os queridinhos da ciência literária, a ficção cientifica, costuma exigir mais de seus escritores. Os enredos baseados em conceitos físicos, químicos e biológicos precisam de uma boa rede de pesquisa, que dê suporte sólido à história.


Como consigo mesclar as leis científicas com uma ficção?


Dica 1: Um Livro Baseado em “fatos reais”


livros, escrita criativa, escritores
5 Dicas Extraordinárias para Escrever Livros de Ficção Científica (Foto: Craig Adderley no Pexels)

Usando o jargão da maioria dos documentários e filmes de terror, “baseado em fatos reais”, ressalto uma característica extremamente importante dos livros de ficção científica: a pesquisa.


Sua imaginação e criatividade preenche as lacunas que a ficção exige, mas as bases científicas demandam pesquisas verídicas. É necessário que entenda as leis da física, caso deseje usar espaçonaves. Ou tenha noções de genética, para usar mutações e evolução.


Todo filme e livro de ficção científica possui um ingrediente primordial em comum: o uso da realidade na ciência.


Desviar dessa “regra” deixará a sua história fraca e totalmente sem sentido. O melhor de todos: nem precisa ser um estudo comprovado, como as leis da gravidade, você pode fazer uso das teorias ainda não comprovadas e criar o seu enredo sobre as hipóteses.


Já pensou em inventar um mundo onde um ramo da humanidade tenha se desenvolvido para viver no mar? Isso soa como sereias? Talvez.


Dica 2: Os clichês São a Sua Maior Arma


livros, escrita criativa, escritores
5 Dicas Extraordinárias para Escrever Livros de Ficção Científica (Foto: Miriam Espacio no Pexels)

Será que os livros de ficção científica são os únicos onde os clichês são uma vantagem? Provavelmente não, mas pode ser o que mais se evidencia nesse quesito.


Isso acontece porque a ciência não é um assunto de larga discussão na sociedade, então, usá-la para basear a sua história já a torna interessante.


Experimentos científicos que deram errado, invasão alienígena, experimentos alienígenas e mais uma variável imensa desses temas, caem em um elemento muito usado no terror: a psicologia do medo.


A curiosidade pelo novo, o receio daquilo que não dominamos ou conhecemos, são armas poderosas para os seus livros. Portanto, não tenha medo do famoso: experimento clandestino que deu errado e nasceu um monstro. Eles sempre chamam atenção só por ser uma ciência.


Dica 3 – Use a Psicologia do Medo a Seu Favor


livros, escritores, escrita criativa
5 Dicas Extraordinárias para Escrever Livros de Ficção Científica (Foto de Elina Krima no Pexels)

Como dito acima, o receio do desconhecido pode ser uma arma poderosa no seu arsenal. A curiosidade pode ser atiçada com um subgênero caindo no suspense, ou elementos de magia ou maldição.


E aí vem outra revelação desse gênero literário: flexibilidade. A ficção científica se encaixa muito bem com a fantasia, suspense, terror, horror e até drama. Isso acontece porque a ciência desperta diversas emoções envolvendo curiosidade, medo e fascínio.


Sendo assim, a teoria da psicologia do medo pode ser perfeitamente aplicada ao seu enredo. Dando peso, causando arrepio. Uma obra que representa muito essa temática é O Apanhador de Sonhos, de Stephen King.


Duvido que não sinta calafrios ao ler as linhas dessa obra.


Dica 4: Jornada do Herói como Suporte


livros, escritor, escrita criativa
5 Dicas Extraordinárias para Escrever Livros de Ficção Científica (Foto: Den Of Geek)

A jornada do herói pode ser usada também? Obvio! Principalmente do que diz respeito ao tempo da missão. Aquele tal de time da história funciona perfeitamente bem para os livros de ficção científica.


Aplicar um prazo de validade à missão do seu enredo causa urgência, atrai o leitor, o prendendo na ansiedade de saber como tudo vai acontecer.


Um exemplo claro são os filmes do Godzilla. Se não interferirem o avanço do nosso amado Zilla a cidade será destruída. Mas como parar um monstro radioativo gigante? É justamente essa pergunta que sustenta seu leitor.


Dica 5: Plot Twist nos Livros Científicos


livros, escritor, escrita criativa
5 Dicas Extraordinárias para Escrever Livros de Ficção Científica (Foto: Cinesiageek)

A tal da reviravolta no final é uma sacada de mestre para os livros de ficção científica. Quem não gosta de um bom plot twist quando o último capítulo é lido? A surpresa de que tudo não passava de uma ilusão, ou que o vilão na verdade é o mocinho.


Existem diversas formas de abordar essa “lacração” no final do seu livro, imagina usar a ciência para isso?


Um exemplo muito bom é o livro Caçador Em Fuga, de George Martin. Você acompanha o enredo inteiro com uma ideia, até que o protagonista cai em uma enrascada das boas e para escapar ele precisará lidar com seres de outro mundo.


Como achar um bom plot twist? Quando estiver trabalhando nas suas pesquisas, aprendendo os conceitos científicos, conseguirá se inspirar em reviravoltas, principalmente porque a ciência é passível de refutação. Tudo deve e precisa ser questionado.





Gostou do conteúdo? Para ter acesso a mais dicas de escrita incríveis, se inscreva no blog e receba as novidades em primeira mão.


Quer acessar os livros que aqui indiquei? Basta clicar aqui.


Não esquece de comentar, adoro conversar com você! Compartilha com os amigos e venha fazer parte dessa Taberna Criativa.


Beijos de fogo.

Posts recentes

Ver tudo