• GM Rhaekyrion

5 Dicas de Escrita Infalíveis para um Livro Apocalíptico Surpreendente

Livros apocalípticos dominaram os leitores de ficção na época do sucesso avassalador de Residente Evil, tanto os filmes quanto os jogos. Pode parecer bem “fácil” ou “clichê” criar uma realidade destruída e monstros que acabam com a humanidade, mas a verdade é bem mais complexa.


Para entender como funciona um livro em cenário apocalíptico, usaremos a ciência como base, junto a uma crítica social bem elaborada e concisa. Afinal, as obras desse estilo levantam críticas importantes a destruição ambiental ou a metodologias de governo que ignoram a ciência ou a usam de forma ilegal ou explorativa.


Essa matéria é para você, escritor de ficção apocalíptica, que deseja por sua obra no mundo e não está sabendo muito bem como começar. Cola na Dragão Tennar e acabe de vez com seus bloqueios.


São 5 Elementos Essenciais para um Livro Apocalíptico Avassalador


Para escrever um livro de ficção apocalíptica realmente muito bom e que vai conquistar seus leitores na primeira linha, você precisa se atentar a essas 5 dicas de escrita primordiais. Pegue o pergaminho e a pena e continue conosco.


Dica 1: Seu Livro Precisa de uma Boa Crítica Social


5 Dicas de Escrita Infalíveis para um Livro Apocalíptico Surpreendente (Foto: Dropsdejogos.uai)

Comecemos pelo mais trabalhoso. O que os livros de apocalipse têm em comum? A crítica social. A base de uma ficção apocalíptica é a crítica por trás de uma destruição em massa. Seja ela voltada ao governo ou ao comportamento social.


Peguemos Residente Evil, os zumbis dominam o mundo, devido a um erro científico genético das armas biológicas criadas nos laboratórios da Umbrella. Qual a crítica? O uso da ciência para produção de armas bélicas é indevido e pode causar a destruição de toda a população.


Parece difícil chegar a essa conclusão, mas quando pensamos primeiro nesse quesito, todo o resto da história flui melhor.


Seja usando zumbis, monstros, inviabilidade do meio ou qualquer outro tipo de destruição, a crítica social precisa estar presente, ser clara e concisa. Afinal, será ela quem manterá seu leitor grudado, alimentado pela empatia criada por você.


Se precisa de exemplos bons para se inspirar cito: Mad Max: Estrada da Fúria (filme), The Walking Dead (série e livro), Japão 2020 (anime), Contágio (filme) e Wild Cards (livros).


Dica 2: Estude os Conceitos Científicos do Enredo do seu Livro


5 Dicas de Escrita Infalíveis para um Livro Apocalíptico Surpreendente (Foto: Vix.com)

Essa é uma dica básico. Estudar os conceitos científicos usados no tipo de apocalipse que você deseja escrever é extremamente importante. É preciso ter propriedade para escrever uma ficção baseada em conceitos científicos e ser superficial resultará em um livro superficial.


Pensou que escritor não precisa estudar? Enganou-se totalmente, Criador de Mundo. Obras extremamente relevantes nascem da junção da sua criatividade com os estudos no assunto que deseja abordar.


Então, deixe de preguiça e use essa máquina de pesquisa (internet) a seu favor.


Obviamente não precisa fazer um mestrado na área, mas isso não exclui a necessidade de estudo. Uma boa dica é separar quais os pontos importantes que precisa entender.


Vai falar sobre pesquisa científica? Estude como funciona um laboratório e uma pesquisa. Seu foco é catástrofe ambiental? Estude os tipos de interferência que causam desastres ambientais.


Dica 3: Elabore um Plano de Fuga e Sobrevivência convincentes


5 Dicas de Escrita Infalíveis para um Livro Apocalíptico Surpreendente (Foto: Tremeterra.com)

Não existe coisa mais terrível e irritante que ler um livro apocalíptico onde os personagens possuem uma rota de fuga mal elaborada ou até burra. Nossa! Dá muita impaciência, desestimula completamente.


Outro estudo interessante que você colocará na sua lista é sobre as técnicas de sobrevivência. Discovery Chanel adora um documentário nessa temática, aproveite para assistir um bom programa, enquanto aprende.


Uma dica legal é ter um personagem prático e estrategista, facilita na hora de construir seu plano de fuga. Porém, se prefere colocar personagens totalmente alheios, pesquise sobre instinto humano, entenda como alguém agiria dentro de uma situação de perigo.


Pelo amor de deus, seja lógico. Não vá colocar ações que nem você faria.


Dica 4: Conheça os Clichês da área e Fuja deles ou os Renove


5 Dicas de Escrita Infalíveis para um Livro Apocalíptico Surpreendente (Foto: Super.abril)

Essa dica de escrita não é bem voltada exclusivamente para esse estilo de livro, mas acaba matando completamente o seu enredo, mesmo que tenha personagens extremamente bem feitos.


Os clichês, de um modo geral, acabam levando os leitores de determinado gênero literário a pensarem: “Poxa! Igual a livro tal”. Entretanto, você consegue surpreender seu leitor, mesmo usando um clichê, ao renová-lo ou ressignificá-lo.


Esse é um exercício muito difícil e demorado e requer uma alta consciência da sua obra. Um modo de facilitar é consumir outras obras do estilo e achar os padrões estruturais delas.


Depois que identificá-los, ative sua criatividade, que ficará mais apurada depois dos estudos que mencionei na dica 2, e busque um modo de seguir caminhos diferentes.


Uma ajuda muito válida é ficar por dentro das tenções políticas modernas, você pode encontrar a crítica que precisa em meio as condições atuais de seu país. A pandemia do coronavírus é uma boa pauta de enredo, por exemplo.


Dica 5: Elabore Significados fortes para seus Personagens


5 Dicas de Escrita Infalíveis para um Livro Apocalíptico Surpreendente (Foto: Resident Evil)

Outra dica que não se resume somente a esse gênero literário, mas que o mata, são personagens mal construídos.


Não existe coisa pior do que ler personagens, principalmente protagonistas, mal construídos, sem elaboração de personalidade ou história pessoal. Aquele típico “nem fede e nem cheira”.


Quando isso acontece com secundários, não faz diferença, mas com os destaques da história? Amigo escritor, seu enredo está fadado ao fracasso. Tenha um cuidado extremo com suas personagens, dê a elas significado forte, histórias marcantes.


A maior frustração de um leitor é não sentir empatia por quem está lendo. Então, já sabe? Trabalhe suas personagens, dê a elas sentido de ser.


Para ajudar nessa formação, o bom é fazer uma ficha e nela deve conter:


  1. Nome

  2. Idade

  3. Principal Característica (traço emocional)

  4. Principal Defeito

  5. Objetivo Pessoal

  6. Traumas


Lembre-se: Um Livro de Apocalipse é a junção da sua Criatividade com o Conhecimento Científico


Escrever um enredo apocalíptico demanda muita dedicação em estudos científicos. Obviamente que a sua criatividade é a base do nascimento da história, mas sem os alicerces de uma formação teórica real, as coisas não andam corretamente.


Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode nos enviar um e-mail, basta se inscrever e entrar em contato.


Beijos de Fogo.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa