• GM Rhaekyrion

5 Dicas Avassaladoras para Escrever Uma Fantasia Inesquecível

O escritor de fantasia pode ser considerado o diferentão do rolé. A habilidade de criar mundos, lidar com o místico e construir sociedades inteiras “do zero”, causa espanto para quem não está habituado nesse universo. Mas estamos aqui para desmistificar essas barreiras e te fazer escrever um livro de fantasia inesquecível.


Para começar, a fantasia é o gênero literário mais abrangente e flexíveis de todos. Nele você pode ir de dragões à robôs e ainda está dentro de uma fantasia. Pode transformar a Segunda Guerra Mundial em uma batalha pelo Santo Graal, ou mergulhar as pessoas em um universo novo.


Existem diversas divergências a respeito do que é e como classificar a fantasia, principalmente as subdivisões dela. Porém, essas diferenças deixarei para um momento futuro.


Agora, o foco é apenas fantasia, a alta, baixa e média fantasia vão esperar na fila.

Fiquem tranquilos, que vou explicar tudo direitinho, pois também sou uma escritora das artes fantásticas e sei como funciona essas angústias de escritor.


Siga essas 5 Dicas de Escrita e crie Livros Fantásticos Surpreendentes


Todo e qualquer bom livro que se prese, precisa seguir uma estratégia boa e consciente ao longo da trama. Um enredo bom não se sustenta sozinho, é preciso construir uma estrutura forte, ligada as técnicas de escrita, para manter a sua história funcionando.


Sendo assim, elaborei as 5 principais dicas de escrita para escrever um livro de fantasia surpreendente e que vai conquistar seu leitor desde a primeira linha.


Dicas 1: Crie uma Fantasia Crível


5 Dicas Avassaladoras para Escrever Uma Fantasia Inesquecível (Foto: Game Of Thrones Série)

Quando falo sobre criar uma fantasia crível, é ter consciência de que a sua história está tão bem encaixada, que se torna real. Ou seja, você precisa elaborar um enredo com coerência, coesão e fluidez.


Caso seja uma baixa fantasia (usando o mundo real) ou uma alta fantasia (usando um mundo criado), você precisa se sustentar em bases sociais sólidas, com relações de política e culturais muito bem determinadas.


O melhor jeito de montar uma estrutura sólida para a sua fantasia, é estudar sociologia e filosofia. Não precisa fazer mestrado na área, muito menos parar seu enredo para estudar tudo isso, mas é necessário que entenda o mínimo de como funciona uma formação social.


Além disso, é de extrema importância que se dedique a cultura do seu mundo, incluindo a religião ou a falta dela. A cultura é a principal responsável pela formação de grupos sociais, é ela quem diagnostica o tipo de política de um povo. Sentiu o peso da responsa?


Então, não dê bobeira, sua criatividade conta muito, mas faça seu dever de casa e estude. Pode começar esse serviço com os livros que você adora e tentar classificar a política e a cultura daquele mundo. Uma das minhas indicações é Ordem Vermelha, do escritor brasileiro Felipe Castilho.


Dica 2: Use uma Boa Aventura


5 Dicas Avassaladoras para Escrever Uma Fantasia Inesquecível (Foto: Filme O Hobbit)

Todo e qualquer livro de fantasia que se prese necessita de uma boa aventura. É necessário seguir exatamente a trajetória do herói, que no final vence e se casa com a mocinha? Óbvio que não!


Mas qual elemento que te faz ler o livro até o final? Ou continuar jogando determinado game? A bendita da aventura!


É preciso colocar objetivos para suas personagens, elementos críveis, cruciais para o desenvolvimento do seu enredo e da própria personalidade da personagem. Seja para salvar o mundo, ou buscar o remédio para a mãe, ou caçar lendas, não importa.


A boa e velha saga do herói é uma técnica de escrita criativa muito útil para ajudar você a montar sua aventura. Ela te dá arcos, que são momentos de pequenos ápices ao longo do enredo, muito interessantes na hora de estruturar uma história.


Lembra do Hobbit? Que os anões queriam ajuda para recuperar o seu lar, não apenas o ouro? Isso foi uma releitura apenas do filme, pois no livro a ganância típica dos anões pelo tesouro foi responsável por movê-los até a montanha.


Esse é um exemplo perfeito de livro e filme, que possuem objetivos diferentes para a mesma aventura. Se quer aprender a escrever uma boa aventura, basta clicar aqui.


Dica 3: Tenha um Drama Avassalador


5 Dicas Avassaladoras para Escrever Uma Fantasia Inesquecível (Foto: Série Pilares da Terra)

Ora, mas eu sou escritor de fantasia, para quê pensar em drama? Pelo simples fato de causar empatia. As pessoas consomem livros por se sentirem representadas, se sentirem próximas aos personagens da trama.


Um bom drama desperta empatia, pois aquela pessoa que está lendo se sentirá tocada pela vida pessoal, ou pela trajetória de determinada personagem. Use o drama a seu favor.


Falo sobre a importância do Gênero Literário Dramático na formação de técnicas de escrita e não é atoa que o drama causa esse tipo de reação nos leitores. Pense em algo capaz de despertar a empatia, não apenas surpreender com magias e poderes.

A indicação que deixo para essa fica são dos livros: “As Brumas de Avalon” e “Pilares da Terra”.


Dica 4: Construa uma Boa Crítica Social no seu Livro


5 Dicas Avassaladoras para Escrever Uma Fantasia Inesquecível (Foto: Warcraft Filme)

Nenhum enredo marca ou sobrevive sem uma “mensagem para levar para casa”, o que é isso? A tal da premissa, que nada mais é que uma crítica social feita pelo autor.


Vou usar o “Ordem Vermelha” como exemplo. Um livro de alta fantasia brasileiro, que possui um sistema político repleto de desigualdade social e baseado na corrupção, usando a ignorância para privilegiar. Esses dois elementos te lembram alguma coisa? Seria o nosso... Brasil?


Existem obras que criticam o machismo, outras que criticam a religião fanática, assim sucessivamente. O que todas possuem em comum? Uma boa crítica social.


Ter a bendita crítica fará a sua fantasia um destaque dentre os demais.


Dica 5: Crie uma Magia Singular


5 Dicas Avassaladoras para Escrever Uma Fantasia Inesquecível (Foto: Labirinto do Fauno, livro)

O que quero dizer com uma magia singular? Preciso recrutar algumas obras para me fazer entender. Quem é leitor de Tolkien sabe muito bem o tom, o clima, a sensação, que o escritor passa em sua obra.


Bem diferente de George Martin, que possui uma áurea totalmente contrária a representada por Tolkien. Por sua vez, Marion Zimmer usa outro tom e Robin Hobb tem o seu próprio jeito de exibir suas obras.


Todos são escritores de fantasia medieval, mas cada um possui a sua singularidade quanto escritor e mergulha seu mundo fantástico e mágico dentro dessa áurea.


É isso que você precisa fazer, descobrir qual o tom certo da sua história. Boa parte dessa descoberta se torna mais fácil quando estudamos outras culturas, lendas populares, formações culturais. Viu como estudar é importante?


Criar seu mundo com base em mundos já consolidados não te dará o diferencial, é preciso ir além, ser ousado, usar elementos ainda não explorados, ou explorar versos ainda não usadas dos clichês.


É preciso dar a sua cara. Ou seja, ter a sua marca naquilo que está escrevendo. Seu leitor precisa reconhecer que é você apenas de ler um parágrafo seu.


Dica Extra: Treine Até a Cabeça Doer


Nenhuma dica vai surtir efeito se você não treinar. Um bom escritor trabalha duro em se aperfeiçoar e o melhor caminho para isso é reescrever. Crie seus enredos, revise-os, publique, dê chance a outros enredos e repita a ciranda.


Porém, estude, leia muito, seja exigente em suas leituras, assista bons filmes, troque ideia com outros escritores. O conhecimento é a principal fonte de poder, sucesso e liberdade.


Por hoje ficamos aqui. Espero ter ajudado.


Beijos de Fogo.



Para ler mais Dicas de Escrita, basta clicar nesse link e perder finalmente as travas que te impedem de fazer seu livro nascer.

Quer saber como comecei nesse mundo e como cheguei a publicação do meu primeiro livro? Acesse meu Diário do Escritor e partilhe comigo a sua experiência.

Amante de uma boa barganha literária? Economize seu ouro na tenda Amazon e garanta seus exemplares novinhos. Magos, feiticeiros e bruxos podem renovar seu estoque de conhecimento sem esvaziar os bolsos.

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
  • Pinterest

© 2020, criado e editado por Clara Ciríaco.

livros, escritores, dicas de escrita e escrita criativa